Busca do site
menu

Radis aborda obesidade e desnutrição na atualidade

ícone facebook
Publicado em:02/07/2012
Radis aborda obesidade e desnutrição na atualidadeDuas questões contrastantes - desnutrição e alimentação inadequada no mundo - e, ao mesmo tempo, representativas do atual panorama são tema de discussão da nova edição da revista Radis. Disponível no Portal ENSP, a edição 119, de julho de 2012, traz a reportagem "Alimento de qualidade para todos", que discorre sobre os debates promovidos durante o Congresso Mundial de Nutrição, realizado no primeiro semestre deste ano, no Rio de Janeiro, com o objetivo de buscar soluções para a área. O editorial revela que "um terço das crianças com menos de cinco anos nos países pobres (178 milhões) apresenta altura inadequada para a idade. Além disso, a obesidade e sobrepeso crescem um ponto percentual por ano no Brasil e podem nos levar ao inglório patamar endêmico de obesidade dos americanos em apenas 13 anos”.


Segundo observa a Radis, "não só nos países ricos, mas naqueles em desenvolvimento, são alarmantes os índices de doenças crônicas decorrentes de alimentação inadequada e hipercalórica. Sistemas alimentares tradicionais também estão em crise. Entre os indígenas brasileiros, a transição nutricional já provoca diabetes e hipertensão". No editorial, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva aponta que “alimentação industrializada é parte do problema e não da solução”.

 
A publicação informa que, nos debates realizados durante o Congresso Mundial de Nutrição, "houve poucas avaliações do tipo mais ingênuo, em que o pesquisador bem intencionado prega a responsabilização do indivíduo e a mudança de hábitos alimentares como saída para o problema. Vindos de diversas áreas profissionais e de conhecimento, os participantes fizeram exame e crítica profundos do papel e força de modelos de produção e das estratégias de propaganda, das articulações de interesses do agronegócio e do mercado de alimentos, do poder de indução da indústria de comunicação e da propaganda e, finalmente, da subordinação da atividade política e regulatória a esse conjunto de pressões".
 
 
Esta edição ainda debate temas diversos (como gênero, direitos humanos e segurança alimentar, níveis de sódio nos alimentos, código florestal e Lei de Acesso à Informação) e apresenta uma entrevista com o economista Renato Maluf, único brasileiro entre os 15 integrantes do comitê diretivo do Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional. 
 

Conheça a revista Radis
 

Radis (Reunião, Análise e Difusão de Informações sobre Saúde) é um programa nacional de jornalismo em saúde pública ligado à ENSP/Fiocruz. Criado em 1982, o Programa Radis publicou, durante 20 anos, as revistas Súmula, Tema e Dados. De 1986 a 1993, publicou também o jornal tabloide Proposta - Jornal da Reforma Sanitária, que, a partir de 1994, passou a se intitular Jornal do Radis

 
Em 2002, o programa lançou a revista Radis, em substituição a todas as publicações anteriores. Mensal, com capa colorida e maior flexibilidade editorial e gráfica, a Radis incorpora as qualidades e funções das publicações anteriores e, também, proporciona um salto qualitativo na prática jornalística em saúde.

 
No fim de 2011, entrou no ar o novo site da revista Radis. Após uma década na internet, o site do programa mudou e, hoje, traz novas áreas e mais conteúdos para ampliar o debate na área de comunicação e saúde. A versão da edição impressa da revista está disponível em PDF. Entre outras novidades, o site permite que os leitores enviem sugestões de pauta pela internet e dá acesso ao perfil da revista no Facebook. A revista é enviada para todo o país, e a cessão da assinatura é gratuita.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Radis aborda obesidade e desnutrição na atualidade

1 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
02/07/2012 22:17
Parabéns ! A toda a equipe da RADIS ! Excelente tema e matéria ! A Radis faz uma divulgação em saúde de altissima qualidade !