Busca do site
menu

Lato sensu ENSP: inscrições abertas para três cursos

ícone facebook
Publicado em:02/07/2012

Lato sensu ENSP: inscrições abertas para três cursosInscrições estão abertas para três cursos lato sensu da ENSP: Vigilância Alimentar e Nutricional nos Serviços de Saúde, Atenção Sistêmica às Famílias e Epidemiologia do Câncer. Os cursos, que atraem estudantes brasileiros, latino-americanos e de países africanos de língua oficial portuguesa, integram um programa de formação baseado em competências, que vem se mostrando fundamental para o aprimoramento do SUS e o fortalecimento das ações e serviços de saúde em âmbito local, nacional e, cada vez mais, global. Mais informações sobre os cursos lato sensu oferecidos pela Escola estão disponíveis na plataforma SigaLS.

 

Aperfeiçoamento

 

Vigilância Alimentar e Nutricional nos Serviços de Saúde

 

O objetivo do curso de aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional nos Serviços de Saúde é capacitar profissionais de saúde de nível superior atuantes nas áreas de saúde e nutrição e envolvidos, direta ou indiretamente, na implantação/implementação de sistemas de vigilância alimentar e nutricional (Sisvan). Cinco unidades de aprendizagem ministrarão o curso, cuja carga horária é de 180 horas. Serão oferecidas 20 vagas para profissionais de nível superior que atuam, no âmbito do SUS, nos municípios fluminenses de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Guapimirim e São Gonçalo.

 

Inscrições até o dia 6 de julho. Saiba mais sobre o curso aqui.

 

Atualização

 

Atenção Sistêmica às Famílias

 

Os objetivos do curso atualização são qualificar profissionais da estratégia de saúde da família (ESF) na atenção a esse público-alvo, ampliando os conhecimentos sobre as dinâmicas familiares, como forma de construção de novos recursos para a prática da clínica ampliada; estudar as principais ferramentas clínicas para abordagem e atendimento de famílias e redes sociais; compartilhar experiências; e buscar novos entendimentos e alternativas de ações para o trabalho em contextos que incluem a família.

 

O curso, cuja carga horária total é 90 horas, é fechado para profissionais de nível superior integrantes do Programa Teias - Escola Manguinhos e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF)/ENSP e, também, para atuam na atenção primária em saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro e que sejam indicados pelos gestores dessas instituições (coordenador do Teias - Escola Manguinhos, chefia do CSEGSF e responsáveis pela atenção básica da SMSDC-Rio).

 

Inscrições até o dia 2 de julho. Saiba mais sobre o curso aqui.

 

Epidemiologia do Câncer

 

As inscrições para o curso de atualização em Epidemiologia do Câncer, que pretende introduzir o aluno na discussão dos conceitos multidisciplinares relacionados à carcinogênese e à análise epidemiológica do câncer, estão abertas até 26 de julho. Desenvolvido em um único módulo, o curso terá conteúdos teóricos e práticos e utilizará programas de computação no desenvolvimento de modelos de interpretação dos problemas analisados.

 

Coordenado pela pesquisadora Rosalina Koifman, o curso. com oferta de 20 vagas, tem carga horária total de 60 horas.

 

Saiba mais sobre o curso aqui.


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Lato sensu ENSP: inscrições abertas para três cursos