Busca do site
menu

Livro analisa entendimento da população sobre o meio ambiente

ícone facebook
Publicado em:26/06/2012

Livro analisa entendimento da população sobre o meio ambiente

Reunir textos científicos e de saber popular com a finalidade de entender, com a leitura do conjunto dos textos, como o meio ambiente é percebido. Esse foi o principal objetivo do livro O ambiente entre nós, organizado pelos especialistas em Engenharia Ambiental Elmo Rodrigues da Silva e Luiz Carlos De Martini Junior. Lançada após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a publicação suscita a reflexão sobre os resultados da conferência por meio de quatro eixos temáticos: Gestão, Governança e Responsabilidades, Mudanças Climáticas e Auditoria Ambiental.

No primeiro eixo temático, estão os artigos relacionados à Gestão. Eles tratam das mudanças de paradigmas, gerenciamento de riscos, comunicação ambiental, redução de resíduos, melhoria contínua, ferramentas e sistemas de gestão. O segundo eixo temático do livro trata dos temas Governança e Responsabilidades e traz questões afins com o atendimento à legislação, as sanções na ocorrência de danos ambientais e como as empresas e o poder público estão atuando para melhorar o controle. Neste eixo, também é proposta a prática da governança sustentável, integração ambiental de complexos petroquímicos, são elencadas as tendências do seguro ambiental, além de abordado um assunto que tende a ganhar cada vez mais destaque: o bem-estar e a ética animal.


O terceiro eixo temático aborda as Mudanças Climáticas, não entrando em critérios técnicos sobre gestão de CO2, mas com uma visão opinativa sobre o assunto. A Auditoria Ambiental é o tópico do quarto e último eixo temático, enfocando as auditorias ambientais compulsórias, as auditorias em prestadores de serviço e uma preocupação sempre recorrente: o risco da auditoria de certificação perder sua credibilidade e utilidade para os negócios da empresa auditada.
 
 
O livro não será comercializado e está disponível para download gratuito aqui.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Rio+20

Nenhum comentário para: Livro analisa entendimento da população sobre o meio ambiente