Busca do site
menu

Webconferência sobre prevenção de quedas em idosos

ícone facebook
Publicado em:25/06/2012

Para sensibilizar profissionais de saúde e população em geral (idosos, cuidadores de idosos, familiares) sobre a gravidade das quedas, suas consequências e as medidas possíveis de serem adotadas, segundo a ótica multiprofissional de saúde, de modo a evitá-las, será realizada na quarta-feira (27/6) a webconferência Prevenção de quedas em idosos: um desafio a profissionais de saúde e toda sociedade. A atividade terá início às 14 horas e segue até as 17 horas. Os interessados em participar devem acessar o site www.escoladesaude.pr.gov.br.

 

Sobre o tema:

 

O estado do Paraná, a exemplo do Brasil e do mundo, vive acelerado processo de envelhecimento populacional. O Censo 2010 mostrou que nesse ano os idosos já representavam 11,2% da população total paranaense, com um contingente de 1.170.955 indivíduos, e que para cada grupo de 100 crianças com idade entre zero e quinze anos havia 49 idosos (Índice de Envelhecimento). Em 2008, a esperança de vida ao nascer já era de 74,4 anos para a população em geral, sendo de 71,3 anos para homens e 77,6 anos para mulheres. Nesse mesmo ano, indivíduos que alcançaram a idade de 60 anos vivendo no Paraná tinham ainda a expectativa de viver mais 21,3 anos.

 

A queda é o principal agente causal da fratura de fêmur entre idosos e representa importante fator de perda de autonomia, independência e qualidade de vida, além de associar-se à morte e institucionalização prematuras e altos custos para a saúde pública. Entre as diretrizes definidas pelo Pacto pela Saúde 2008 está a redução de 2% no número de internamentos hospitalares de idosos devido à fratura de colo de fêmur.


Fonte: Escola de Saúde do Paraná
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Webconferência sobre prevenção de quedas em idosos