Busca do site
menu

Pesquisador recebe Medalha Pedro Ernesto na Cúpula dos Povos

ícone facebook
Publicado em:19/06/2012

Pesquisador recebe Medalha Pedro Ernesto na Cúpula dos PovosO pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Hermano Albuquerque de Castro foi condecorado com a Medalha Pedro Ernesto, na segunda-feira (18/6), no Espaço Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, na Cúpula dos Povos da Rio+20, como reconhecimento pelos serviços médicos prestados à população de Santa Cruz que vive ao redor da siderúrgica TKCSA.

Criada em 1980, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a mais importante comenda do município do Rio de Janeiro, concedida pela Câmara Municipal àqueles que mais se destacam na comunidade brasileira. O relatório elaborado pela Fiocruz, Avaliação dos impactos socioambientais e de saúde em Santa Cruz decorrentes da instalação e da operação da empresa TKCSA, indica que o pó emitido pela siderúrgica, que está em funcionamento desde o segundo semestre de 2010 em Santa Cruz, contém substâncias tóxicas, como, por exemplo, silício, enxofre, manganês e outros. 

 
Pesquisador recebe Medalha Pedro Ernesto na Cúpula dos Povos
 
A condecoração foi indicada pelo vereador Eliomar Coelho e na ocasião de sua entrega o pesquisador ressaltou a importância do reconhecimento de todo um trabalho na área de Saúde e Ambiente. “É o reconhecimento de um trabalho coletivo, dos que estão envolvidos com as questões ambientais e de saúde pública, especialmente dos que trabalharam na TKCSA. A Fiocruz tem uma missão a cumprir, que é a de representar a sociedade e lutar pelo ambiente saudável”, disse o pesquisador, que também agradeceu a parceria da Abrasco no enfrentamento da siderúrgica.
 
A Medalha Pedro Ernesto foi entregue pelo deputado estadual Marcelo Freixo, em cerimônia na Cúpula dos Povos – ocasião propícia para a discussão sobre o ambiente e a saúde das populações, segundo Hermano. O diretor da Asfoc-SN e engenheiro sanitarista da Fiocruz Alexandre Pessoa e a bióloga Mônica Lima, da Uerj, também foram contemplados com a medalha pelas denúncias de danos ao meio ambiente e à população de Santa Cruz pela instalação da siderúrgica TKCSA na região.
 
Pesquisador recebe Medalha Pedro Ernesto na Cúpula dos Povos
 
Fotos: Mariza Almeida

Seções Relacionadas:
Prêmios Rio+20

Nenhum comentário para: Pesquisador recebe Medalha Pedro Ernesto na Cúpula dos Povos