Busca do site
menu

Mudanças climáticas e desastres em debate no seminário de saneamento

ícone facebook
Publicado em:13/06/2012

Mudanças Climáticas e Desastres são os temas das duas mesas que acontecerão na quinta-feira (14/6) no seminário Saneamento e Saúde Ambiental: reflexões sobre a Rio+20, realizado pela ENSP. A primeira atividade começa às 9 horas na Tenda da Ciência, no Campus Fiocruz. O seminário busca criar um espaço de discussão sobre temas que serão abordados na Rio+20 e têm interface com as áreas de saneamento e saúde ambiental, exatamente quando toda a sociedade está com a atenção voltada para esse evento mundial.

 

A primeira mesa do dia terá o tema Mudanças Climáticas e contará com a participação de Martha Barata, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, que falará sobre Mudanças do clima e cidades sustentáveis. Na sequência, a pesquisadora da USP Andrea Young abordará Mudanças climáticas, saúde ambiental e os desafios das megacidades: São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto o pesquisador da Fiocruz Ulises Confalonieri irá expor Indicadores de vulnerabilidade socioambiental e de saúde dos municípios do Rio de Janeiro aos impactos da mudança climática. O último participante de mesa, Emilio Lèbre La Rovere, professor da UFRJ abordará o tema Medidas de mitigação da mudança do clima nas cidades com impacto para a saúde.

 

Mais tarde, às 13h45, a mesa Desatres terá como palestrante Eliane Lima e Silva da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental do Ministério da Saúde, que apresentará o Vigidesastres, e o major Márcio Montenegro (DCERJ), que abordará Ações integradas: abordagem multitécnica no gerenciamento de desastres. Em seguida, às 15h, o coronel Márcio Moura Motta (DCMRJ) apresentará Estratégia de mobilização comunitária para implementação do sistema de alerta e alarme comunitário para chuvas fortes, e, na sequência, Fernando da Costa, da Cruz Vermelha, irá expor o tema Desastres e sustentabilidade: um paradigma a ser vencido.

 

Mudanças climáticas e desastres em debate no seminário de saneamento

 

Durante todo o dia, em paralelo às palestras, acontece a I Expo Saneamento e Saúde Ambiental. A atividade, aberta ao público, traz uma série de exposições sobre a qualidade da água, ações de saneamento e stands da Funasa, da Comlurb, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Itaguaí, da Defesa Civil do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e da Escola Nacional de Saúde Pública. A I Expo conta também com uma mostra de banners sobre o trabalho dos pesquisadores e alunos da Escola.


Seções Relacionadas:
Rio+20 Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Mudanças climáticas e desastres em debate no seminário de saneamento