Busca do site
menu

Saneamento: economia verde e habitação saudável são temas nesta quarta

ícone facebook
Publicado em:12/06/2012

 

Economia Verde e Cidade e Habitação Saudável são os temas das duas mesas que acontecerão na quarta-feira (13/6) no seminário Saneamento e Saúde Ambiental: reflexões sobre a Rio+20, realizado pela ENSP. A primeira atividade começa às 9 horas na Tenda da Ciência, no Campus Fiocruz. O seminário busca criar um espaço de discussão sobre temas que serão abordados na Rio+20 e têm interface com as áreas de saneamento e saúde ambiental, exatamente quando toda a sociedade está com a atenção voltada para esse evento mundial.

 
A primeira mesa do dia terá o tema Economia Verde?, e contará com a participação de Luciana Stocco Betiol, da Fundação Getulio Vargas, que falará sobre O poder público como fomentador de fornecedores saudáveis. Na sequência, Renato Cader, da Ancine, abordará o tema Compras públicas sustentáveis no contexto da economia verde, enquanto Jailson Barboza Coelho, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, irá expor projetos e ações sustentáveis. O último participante de mesa, o ex-presidente da Fiocruz e diretor Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris), Paulo Buss, abordará o tema principal da mesa: Economia Verde?
 
Mais tarde, às 13h45, a mesa Cidade e Habitação Saudáveis terá como palestrante a pesquisadora da ENSP Simone Cynamon Cohen, que falará sobre a Rede Brasileira de Habitação Saudável, e o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Miguel Sattler, em palestra sobre as Cidades sustentáveis e saudáveis. Em seguida, às 15h, Muriam Burd (ABMP/RJ) irá abordar o Conceito de espaço transicional, e, na sequência, Carlos Barceló, do Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia y Microbiologia (Inhem) de Cuba, irá expor o tema Vivienda, escenario preferencial del habital humano saludable.
 
Saneamento: economia verde e habitação saudável são temas nesta quarta
 
Durante todo o dia, em paralelo às palestras, acontece a I Expo Saneamento e Saúde Ambiental. A atividade, aberta ao público, traz uma série de exposições sobre a qualidade da água, ações de saneamento e stands da Funasa, da Comlurb, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Itaguaí, da Defesa Civil do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e da Escola Nacional de Saúde Pública. A I Expo conta também com uma mostra de banners sobre o trabalho dos pesquisadores e alunos da Escola.

Seções Relacionadas:
Rio+20 Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Saneamento: economia verde e habitação saudável são temas nesta quarta