Busca do site
menu

Curso aborda conceitos e métodos em Epidemiologia

ícone facebook
Publicado em:12/06/2012

Estão abertas as inscrições para o curso Conceitos e métodos em Epidemiologia: uma abordagem histórica que será ministrado pelo professor da Columbia University (NY) Alfredo Morabia de 6 a 8 de agosto na ENSP. A atividade é resultado de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP e o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz. Trata-se de um curso metodológico cujo foco é a evolução histórica dos métodos (e.g. delineamento de estudos) e dos conceitos (e.g. confundimento, viés, interação e inferência causal) que constituem o núcleo da epidemiologia atual. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas aqui.

 

No dia 8 de agosto, haverá o encerramento do curso com a palestra Conceitos e métodos em Epidemiologia: uma abordagem história, proferida por Alfredo Morabia, que será transmitida pela web através do endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos.

 

Sobre o curso

 

Para cada tópico, serão revistos e discutidos os contextos históricos e as investigações que se tornaram referências e impulsionaram inovações específicas em relação à distribuição dos eventos de saúde na população e comparações de grupos. Algumas das discussões serão complementadas por exercícios. A duração será de 15 horas presenciais. Serão realizadas sessões presenciais com duração de 5 horas, diariamente. Serão necessárias horas adicionais nos dias 7 e 8 de agosto para a realização de exercícios individuais. Todas as palestras serão ministradas pelo professor Alfredo Morabia, em Português.

 

As aulas acontecerão no Salão Internacional da ENSP (4º andar).

 

Orientações sobre o curso

 

Trata-se de um curso presencial com número limitado de vagas. A fim de completar o conteúdo programado, o curso terá início pontualmente às 8h30 e terminará às 16 horas. Ao final do curso, será fornecido certificado de participação com a ementa completa que poderá ser utilizado para contagem de créditos nos Programas de Pós-Graduação de origem dos alunos. Serão aceitas inscrições até o dia 2/7/2012. A relação dos selecionados para o curso será disponibilizada no site www.sigass.fiocruz.br/pub/programa/muralNoticias.do?codP=63 no dia 16/7/2012.

 

Os selecionados deverão confirmar sua participação até o dia 23 de julho de 2012 pelo e-mail posgrad-epi@ensp.fiocruz.br. No processo seletivo, serão levados em conta a ordem de inscrição e pertencer, como docente ou aluno, aos Programas de Pós-Graduação envolvidos na organização do curso (Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública e Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, ambos da Fundação Oswaldo Cruz). Reiteramos a solicitação de que se inscrevam apenas aqueles que puderem estar presentes ao curso de forma integral e tenham disponibilidade de ler os textos recomendados entre as sessões.

 

Faça aqui sua inscrição!

 

Curso aborda conceitos e métodos em Epidemiologia


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Curso aborda conceitos e métodos em Epidemiologia