Busca do site
menu

Centro de Estudos debate epistemologia da causalidade

ícone facebook
Publicado em:12/06/2012

O contexto epistemológico de correlação e causalidade definido pelo pesquisador Bradford Hill é o tema do próximo Centro de Estudos da ENSP, que acontecerá na quarta-feira (13/6), no auditório térreo da Escola, a partir das 14 horas. O tema Correlation and Causation: Bradford Hill in Epistemological Context será abordado pela professora de filosofia e direito da Universidade de Miami, Susan Haack. O evento é aberto a todos os interessados, haverá tradução simultânea e não é necessária inscrição prévia. Excepcionalmente, este Ceeensp não será transmitido pela internet. A coordenação da atividade é da pesquisadora da Escola Vera Pepe.

 

Centro de Estudos da ENSP

 

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

 

Em 2012 já foram seis os Ceensp realizados na Escola. O primeiro debateu a importância dos avanços científicos recentes na questão das mudanças climáticas globais, com exposição do professor da USP Paulo Eduardo Artaxo; a segunda atividade abordou a saúde do bebê, desde sua concepção até 1 ano de vida, tendo como palestrante convidado o médico e pesquisador Michel Odent; a terceira sessão foi sobre o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e o coordenador geral de Monitoramento e Avaliação do MS, Afonso Teixeira dos Reis. O quarto encontro teve como tema 'Tendências da política de combate ao crack: para onde vamos?' e como expositores convidados a secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado, o pesquisador da ONG Psicotropicus Luiz Paulo Guanabara e o jornalista e autor do livro O fim da guerra, Denis Russo Burgierman. O quinto Centro de Estudos tratou da ampliação do conceito de Riscofobia, agora envolvendo os Determinantes Socias da Saúde, e as exposições foram do diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão, e do pesquisador do Demqs/ENSP Luiz David Castiel. 'Avaliação na perspectiva da promoção da saúde e da equidade' foi o tema da sexta edição do Ceensp em 2012, explorado pela pesquisadora da Universidad del Valle, Colômbia, e assessora da OMS em Promoção da Saúde, Ligia de Salazar.

 

Centro de Estudos debate epistemologia da causalidade


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Centro de Estudos debate epistemologia da causalidade