Busca do site
menu

Mutirão de limpeza das praias reúne centenas de voluntários

ícone facebook
Publicado em:11/06/2012
Mutirão de limpeza das praias reúne centenas de voluntáriosA edição de segunda-feira (11/6) do jornal O Globo destacou o mutirão de limpeza das praias realizado no domingo em Copacabana, em Ipanema e no Leblon como mais uma ação da campanha pela preservação das toninhas, desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública, o jornal O Globo e a WWF-Brasil. O mutirão também contou com o apoio do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido e reuniu centenas de voluntários nas três praias. A reportagem traz depoimentos dos participantes e alerta para a importância de preservação do ambiente para a sobrevivência da toninha. 
 
Leia a reportagem
 
Voluntários participam de mutirão de limpeza nas praias do Rio
 
Rio – Centenas de pessoas participaram, na manhã deste domingo, do mutirão de limpeza promovido pelo Globo, em parceria com o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, nas praias de Copacabana, Leblon e Ipanema. A ação faz parte da campanha de preservação das toninhas, espécie de golfinho que só sobrevive em águas limpas, e acontece às vésperas da Rio+20. Depois de uma semana de céu nublado e chuvas, o sol que apareceu pela manhã colaborou com o evento. Só em Copacabana, mais de 250 pessoas participaram do evento. No Leblon, 120 banhistas se cadastraram para participar do mutirão, que saiu do Posto 12, na rua Rainha Guilhermina, em direção ao Posto 11, na altura da rua Almirante Guilhem. Em Ipanema, 106 banhistas se inscreveram para participar da limpeza em apenas uma hora.
 
Munidos de luvas, sacos de lixo e camisetas da campanha, os voluntários recolheram principalmente o lixo pequeno, como guimbas, canudinhos, palitos de sorvete e tampinhas, que representa hoje o maior desafio para a coleta da Comlurb. A servidora pública do Supremo Tribunal Federal Lúcia Amorim veio de Brasília para o feriado, com as filhas Zaira, de 12 anos, e Luíza, de 9 anos, e decidiu participar do evento:
 
"Nós ficamos sabendo pelo Facebook e decidimos participar. Esta é a primeira vez que participo de um mutirão. Acho importante a participação de todos em ações como esta. Minhas filhas sempre tiveram a preocupação de preservar a praia, sempre levam um saquinho para recolher o lixo", contou Lúcia.
 
Também participaram da coleta em Ipanema ativistas estrangeiros da ONG Up With People. Segundo o coordenador da ONG para a Ásia e para o Brasil, Luís Peszthold, muitos dos participantes se mobilizaram pelas redes sociais.
 
"É importante que as pessoas liderem por exemplos. Quando fazemos ações deste tipo, animamos outros a se engajarem", afirmou Luís.
 
Em Copacabana, no fim da manhã deste domingo os voluntários percorreram os espaços entre os postos 4 e 5 da praia. Eles recolheram palitos de sorvete, sacos plásticos e embalagens de comida, entre outras coisas. Além de turistas, dezenas de moradores da região participaram do mutirão. Houve também um grande número de crianças presentes, como Maria Clara Albrecht, de 8 anos, moradora do Leme. Ela participou pela primeira vez de um mutirão de limpeza, levada pela mãe, Fabiane Albrecht.
 
O educador Humberto Carlos Rodrigues da Silva, organizador de mutirões de limpeza no morro do Cantagalo, onde mora, e que faz um trabalho de educação ambiental com crianças em Comendador Soares, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, resolveu se juntar aos voluntários de Copacabana.
 
"Estou gravando tudo no celular e mostrarei as imagens para as crianças no colégio em que eu trabalho. Lá no Cantagalo, já faço mutirões. No início as pessoas me achavam louco, mas aos poucos perceberam que a participação de cada um pode mudar a realidade do lugar".
 
A italiana Cristina Boto, dona de casa de 40 anos, mora há seis anos no Rio e disse que o principal lazer de seus filhos é a praia. Por isso, ela resolveu trazê-los para o mutirão.
 
"Está sendo um superprograma de domingo vir à praia para limpá-la", disse ela. Segundo Alessandra Teixeira, da equipe de Marketing do Globo, a presença de centenas de banhistas confirmou a importância da campanha de conscientização.
 
"O Globo tem uma preocupação muito forte com o Rio de Janeiro. Estamos realizando há dois meses a campanha de preservação das toninhas. Ela simboliza outras espécies ameaçadas. O cuidado com o lixo ajuda a preservar o meio ambiente, a saúde pública e a beleza das nossas praias, que são muito importantes para a cidade", lembrou Alessandra.
 
Estrangeiros reforçam o time do mutirão
 
Turistas também entraram na onda da limpeza das areias e começaram a recolher o lixo. No entanto, havia visitantes estrangeiros que foram à praia neste domingo especialmente para vestir a camisa, literalmente, do mutirão, como a sueca Therese Carlbrand, de 19 anos.
 
"Vim ao Rio para participar da Rio+20, junto com um grupo de voluntários. Queria ver quão conscientes as pessoas daqui são em relação ao meio ambiente. Os jovens têm que mostrar a cara e tomar atitude. É inspirador ver quantas pessoas estão aqui", afirmou Therese Carlbrand, da ONG Up With People, que levou ativistas de países como Inglaterra, Holanda, Venezuela, México, Filipinas e EUA.
 
No fim, para compensar o esforço, no Leblon, foi feito um brinde com a bebida mais sustentável de todas, a água, cujas garrafas foram prontamente para o lixo reciclável. Em Copacabana, a campanha terminou ao som do samba de ritmistas do bloco Spanta Neném.

Fonte: Voluntários participam de mutirão de limpeza nas praias do Rio

Nenhum comentário para: Mutirão de limpeza das praias reúne centenas de voluntários