Busca do site
menu

ENSP discute saneamento e saúde ambiental para Rio+20

ícone facebook
Publicado em:05/06/2012

ENSP discute saneamento e saúde ambiental para Rio+20Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro, a ENSP promove, de 11 a 15 de junho, um seminário com o objetivo de discutir temas relevantes para as áreas de saneamento e saúde ambiental que também serão debatidos durante a conferência. O seminário Saneamento e Saúde Ambiental: Reflexões sobre a Rio+20 será realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, além de fazer parte dos eventos que a Fiocruz vem promovendo em preparação para a Rio+20. Todos os dias de atividade do seminário serão transmitidos pela internet através do link http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.

 

Organizado pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP), em parceria com a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, o seminário pretende trazer contribuições e olhares internos e externos à Fiocruz, visando dar continuidade às discussões implementadas no evento. De acordo com o chefe do DSSA, Paulo Barrocas, a ideia é ter um público que conheça e/ou vivencie as questões que serão abordadas, propiciando uma troca de experiências na busca de ações que possam contribuir para a sustentabilidade do planeta e para a Saúde Pública. Paralelamente à realização do seminário, acontecerá a I Expo Saneamento e Saúde Ambiental/ENSP/Fiocruz, também aberta ao público.

ENSP discute saneamento e saúde ambiental para Rio+20
 
Segundo Paulo Barrocas, a importância da realização desse seminário está na oportunidade de criar um espaço de discussão sobre temas que serão abordados na Rio+20 e que têm interface com as áreas de saneamento e saúde ambiental, exatamente quando toda a sociedade está com a atenção voltada para esse evento mundial. “Busca-se, através do debate coletivo e da troca de experiências com movimentos sociais, governos, academia e organizações, apontar os caminhos que consolidem a relação entre saúde pública, saúde ambiental e desenvolvimento sustentável”, apontou.
 
O seminário Saneamento e Saúde Ambiental: Reflexões sobre a Rio+20 terá uma semana de duração e contará todos os dias com palestrantes da Fiocruz e de outras instituições, como a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea/RJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre outras. Na segunda-feira, dia 11 de junho, a partir das 9h30, será realizada a solenidade de abertura da atividade, que contará com a participação do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, do chefe do DSSA, Paulo Barrocas, e do assessor de Saúde Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Tenório.
 
A conferência de abertura do seminário será proferida pelo pesquisador do Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia y Microbiologia (INHEM) – órgão vinculado ao Ministério da Saúde de Cuba – Carlos Barceló Perez. Na ocasião também haverá uma homenagem ao professor Szachna Eliasz Cynamon, com o lançamento de um livro em sua homenagem. De terça a quinta-feira (entre 12 e 14 de junho) serão realizadas palestras que abordarão os temas: água e esgoto; água e resíduos; economia verde; cidades e habitações saudáveis; mudanças climáticas; e desastres. No último dia do evento será realizado um diálogo estruturado com o objetivo de elaborar um documento de referência para a área de Saneamento e Saúde Ambiental na Fiocruz que contribua para uma agenda institucional pós-Rio+20.
 
Confira, em anexo, a programação completa do seminário.
 
ENSP promove atividades para Rio+20
 
A ENSP vem promovendo diversas iniciativas para a Rio+20, uma delas é a criação do blog Saúde em Pauta, no qual os interessados podem participar das discussões da Conferência deixando sua contribuição.  O blog  se propõe a promover o debate qualificado sobre as relações políticas, sociais, econômicas, culturais e históricas que influenciam a sociedade, em especial no que se refere ao setor saúde. É um espaço democrático de reflexão política, aberto aos profissionais de saúde, que estão convidados a enviar suas opiniões sobre os assuntos em debate. Os temas serão incluídos de acordo com a análise de conjuntura, podendo refletir fatos, resultados de pesquisas, impactos na imprensa etc. No blog, também é possível encaminhar artigos assinados e analíticos sobre as questões de conjuntura em saúde em destaque. Os textos devem ser curtos, como os publicados nos editoriais de jornais.
 
Participe das discussões da Rio+20 e deixe sua contribuição no blog Saúde em Pauta!
 
ENSP discute saneamento e saúde ambiental para Rio+20

Seções Relacionadas:
Rio+20 Sessões Científicas

Nenhum comentário para: ENSP discute saneamento e saúde ambiental para Rio+20