Busca do site
menu

Rio+20: Radis defende que sustentabilidade é saúde

ícone facebook
Publicado em:04/06/2012

Rio+20: Radis defende que sustentabilidade é saúdeDiscussões em torno do documento oficial da Rio+20 expressam a complexidade e as contradições que permeiam o evento. Essa é a questão central da edição on-line da Radis de junho/2012, disponível no Portal ENSP. Intitulada 'Sem saúde não há sustentabilidade', a matéria de capa aponta que a relação entre desenvolvimento, ambiente e saúde é indissociável. "A ideia foi legitimada desde que, em abril de 1987, a ex-primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, então presidente da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, divulgou o relatório Nosso futuro comum, que tornou público o conceito de desenvolvimento sustentável".

 

Segundo a Radis, devido a esse reconhecimento, causou surpresa aos formuladores do campo da Saúde que a proposta inicial do documento oficial da Conferência, o Rascunho zero, ou O futuro que queremos, não fizesse referência à saúde humana. A Fiocruz, então, produziu um adendo visando à correção da falha. Foram preparados cinco parágrafos que condensam as principais demandas do campo da saúde e, por intermédio dos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores, encaminhados ao G77 (bloco das nações em desenvolvimento, criado em 1964, e que hoje conta com mais de 130 países), para inclusão entre as modificações propostas ao documento.

 

As discussões promovidas dentro da Fiocruz também resultaram no documento Saúde na Rio+20: Desenvolvimento sustentável, ambiente e saúde, produzido pelo Grupo de Trabalho para a Rio+20. Durante todo o mês de maio, o texto recebeu sugestões e críticas dos pesquisadores da Fiocruz, pelo site www.sauderio20.fiocruz.br.

 
A Rio+20 está organizada em torno de dois eixos – 'Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza' e 'Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável' – e reunirá, de 20 a 22 de junho, 135 chefes ou representantes de Estado na conferência oficial e centenas de entidades e instituições da sociedade civil na Cúpula dos Povos, de 15 a 23 de junho.
 
 
Também nessa edição, entrevista com o sanitarista Paulo Buss sobre a Rio+20 e uma matéria sobre saúde no sistema prisional.
 
 
Conheça o novo site da Radis
 
 
No final de 2011, entrou no ar o novo site da revista Radis. Após uma década na internet, o site do programa Reunião, Análise e Difusão de Informação sobre Saúde (Radis) mudou e traz novas áreas e mais conteúdos para ampliar o debate na área de comunicação e saúde. A edição impressa da revista fica disponível em PDF para navegação. Entre outras novidades, agora, o site permite que os leitores enviem sugestões de pauta pela internet e dá acesso ao perfil da revista no Facebook.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Nenhum comentário para: Rio+20: Radis defende que sustentabilidade é saúde