Busca do site
menu

Toninha: mutirão de limpeza de praias no dia 10/06

ícone facebook
Publicado em:08/06/2012

Filipe Leonel

Toninha: mutirão de limpeza de praias no dia 10/06Na equação para preservar as toninhas, conscientizar a população sobre a limpeza das praias e a preservação ambiental são fatores imprescindíveis para se obter resultados positivos. Cientes dessa condição, a Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com o jornal O Globo, a WWF-Brasil e o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, convida para o mutirão de limpeza das praias, no dia 10 de junho, coroando um conjunto de ações da campanha pela preservação do pequeno cetáceo. A atividade acontecerá nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, a partir das 9h30. Todos estão convidados.

 

A toninha depende de ambientes saudáveis para viver, e a campanha desenvolvida pelo O Globo, ENSP/Fiocruz e WWF-Brasil foca a responsabilidade individual e mostra que pequenos gestos, como não jogar lixo na praia, podem contribuir para a preservação de qualquer espécie. “Esse mutirão coloca em prática a nossa campanha. É uma oportunidade para o carioca mostrar que valoriza e cuida da sua cidade”, define Fernanda Araujo, gerente de Marketing do O Globo, em entrevista ao jornal.

 

O mutirão vai percorrer três praias da cidade a partir das 9h30. Em Copacabana, o encontro é no Posto 5; em Ipanema, no Posto 10; e no Leblon, no Posto 12. Para atrair ainda mais a atenção da criançada, tatuagens removíveis com o desenho das toninhas serão distribuídas junto com panfletos informativos sobre a vida desses curiosos golfinhos. Os voluntários também receberão kits com uma camiseta, luva e sacos de lixo.

 

O uso sustentável dos oceanos será um dos temas discutidos na Conferência Rio+20 e, de acordo com o coordenador da campanha e pesquisador da ENSP, Salvatore Siciliano, a participação do carioca na limpeza das praias é fundamental, haja vista que o último levantamento sobre a vida desses animais mostrou que ainda vivem na costa entre o Rio e o Espírito Santo apenas 2 mil toninhas. “As maiores causas da mortandade são as redes de pescas e os resíduos de lixos produzidos por banhistas nas areias e no mar. O risco de extinção é enorme. Por isso, é fundamental a participação do carioca nesta campanha. O resíduo deixado na praia, como pedaços de canudinho e tampinhas, acaba sendo confundido com alimento pelas toninhas”, defendeu o biólogo.

 

O movimento Rio Eu Amo Eu Cuido também abraçou a causa e, na opinião de Diogo Castelão, membro do movimento, a ação também é uma forma de o carioca demonstrar seu amor pela cidade.

 

Campanha de preservação das toninhas chega às escolas

 

A campanha Toninha, cadê você? vem ganhando cada vez mais colaboradores. Com o objetivo de divulgar esse discreto cetáceo, a Escola criou um site para a divulgação das ações, e a preocupação com sua preservação vem ganhando rumos cada vez maiores, de forma que diversas escolas estão aderindo à campanha, incluindo assim jovens e crianças nas iniciativas de preservação do cetáceo, que se insere em um dos principais temas da Rio+20.

 

Além do site, também há divulgação pelas redes sociais, Facebook e Twitter e a grande novidade que une entretenimento e informação: o jornal O Globo lançou o jogo on-line Ajude a Toninha, que pretende promover a conscientização sobre a necessidade de proteger essa espécie de golfinho. 

 

Serviço:

 

Mutirão de limpeza das praias: dia 10 de junho, a partir das 9h30. 

Em Copacabana, o encontro é no Posto 5; em Ipanema, no Posto 10; e no Leblon, no Posto 12.

Os voluntários receberão ainda kits com uma camiseta, luva e sacos de lixo.


Seções Relacionadas:
Rio+20 Toninha, cadê você?

Nenhum comentário para: Toninha: mutirão de limpeza de praias no dia 10/06