Busca do site
menu

Para deixar a praia como o carioca merece

ícone facebook
Publicado em:31/05/2012

Para deixar a praia como o carioca mereceO jornal O Globo desta quinta-feira (31/5) divulgou a campanha sobre o mutirão de limpeza das praias, a ser realizado no dia 10 de junho, como uma das ações da campanha pela preservação das toninhas, desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública em parceria com o jornal O Globo, a WWF-Brasil e diversas outras empresas e ONGs. O mutirão conta com o apoio do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido e vai percorrer as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. Leia a chamada completa.

 

Rio de sol, de céu, de mar... e de praias limpas. Para deixar a orla da cidade do jeito que o carioca merece, O Globo, em parceria com o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, realizará no próximo dia 10 de junho, um domingo, um mutirão de limpeza das praias. A ação faz parte da campanha pela preservação das toninhas, simpática espécie de golfinhos (Pontoporia blainvillei) que vive na costa do estado e corre risco de extinção. A intenção é mostrar que o simples ato de recolher seu lixo contribui não apenas para o bem-estar do banhista como para a defesa desses ilustres desconhecidos que só nadam em águas muito limpas.

 

Voluntários vão receber camiseta, luva e sacos
 
O mutirão vai percorrer três praias da cidade a partir das 9h30. Em Copacabana, o encontro é no Posto 5; em Ipanema, no Posto 10; e no Lebon, no Posto 12. Para atrair ainda mais a atenção da criançada, tatuagens removíveis com o desenho das toninhas serão distribuídas junto com panfletos informativos sobre a vida desses curiosos golfinhos. Os voluntários receberão, ainda, kits com uma camiseta, luvas e sacos de lixo.
 
No início de maio iniciamos uma grande campanha pelas toninhas, com foco voltado para a responsabilidade individual, para mostrar que pequenos gestos, como o de não jogar lixo na praia, podem contribuir para a preservação de uma espécie animal.
 
Esse mutirão coloca em prática a nossa campanha. É uma oportunidade para o carioca mostrar que valoriza e cuida da sua cidade – define Fernanda Araujo, gerente de Marketing do jornal.
 
A iniciativa para melhorar a qualidade ambiental de nossos mares ganhou o apoio de ONGs, instituições de pesquisa e empresas, entre elas o WWF-Brasil e a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (ENSP/Fiocruz). Parceiro do projeto, o biólogo da ENSP/Fiocruz Salvatore Siciliano explica como a poluição dos mares está afetando a vida dos golfinhos. Especialista em animais marinhos, o biólogo descreve as toninhas como animais extremamente tímidos e discretos, que não gostam de barulhos nem de sujeira. Ele conta, ainda, um dado alarmante: o último levantamento sobre a vida desses animais mostrou que vivem na costa entre o Rio e o Espírito Santo apenas duas mil toninhas.
 
– As maiores causas da mortandade são as redes de pescas e os resíduos de lixo produzidos por banhistas nas areias e no mar. O risco de extinção é enorme. Por isso, é fundamental a participação do carioca nessa campanha.
 
O resíduo deixado na praia, como pedaços de canudinho e tampinhas, acaba sendo confundido com alimento pelas toninhas – defendeu o biólogo.
 
O movimento Rio Eu Amo Eu Cuido também abraçou a causa.
 
– O movimento é de todos e para todos. Por isso, convocamos os apaixonados pela Cidade Maravilhosa a demonstrarem o seu amor pelo Rio limpando um local que o carioca tanto usa e aproveita, como as praias de Ipanema, Leblon e Copacabana. Além do nosso amor, a cidade precisa da nossa atitude – afirma Diogo Castelão, membro do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, onde é responsável pela área de Relacionamento.
 
Para fazer o carioca ficar mais íntimo desse cetáceo, as informações já estão circulando de diversas maneiras. A campanha já ocupa as páginas do jornal e pode ser acessada no site www.querovertoninha.com.br. No dia do mutirão, as informações ganharão as ruas da cidade.
 
Rio mais limpo: Camiseta nas ruas – A camiseta especial que a Reserva desenvolveu para a campanha do Globo, feita em parceria com a Ensp/Fiocruz e apoiada pela WWF. A peça estará à venda nas lojas a partir da primeira semana de junho. A grife abraçou a causa da preservação da toninha e da praia limpa. O sócio Ronie Meisler disse se sentir honrado de fazer parte da campanha e quer incentivar a população a aderir também.
 
Foto praia: O Globo

Seções Relacionadas:
Toninha, cadê você?

Nenhum comentário para: Para deixar a praia como o carioca merece