Busca do site
menu

Olimpíadas de Maguinhos: saúde, cultura e esporte

ícone facebook
Publicado em:31/05/2012

O Conselho Comunitário de Manguinhos, em parceria com a Assessoria de Cooperação Social da ENSP, promoverá no dia 9 de junho a Olimpíada Cultural de Manguinhos. A atividade pretende fomentar a cultura da coletividade, aproximando diversos atores sociais do território para sua realização de forma integrada. A programação da Olimpíada mescla atividades esportivas e culturais que atenderão a todas as gerações, além de contar com uma feira de economia solidária, tendas de informações no campo da saúde, exibições de dança e vídeos, shows, lançamentos de livros e diversas outras atividades. O evento terá início às 8 horas, segue até as 17 horas e será realizado na Praça da Cidadania, no Depósito de Suprimentos do Exército (Desup), no Complexo de Manguinhos.

 

Olimpíadas de Maguinhos: saúde, cultura e esporteO evento pretende estimular a ocupação do território de Manguinhos com atividades lúdicas e esportivas, possibilitando que a população conheça os talentos da comunidade e valorize seus espaços, aprendendo a cuidar deles. Segundo Mayalu Mattos, coordenadora da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, a Olimpíada Cultural é fruto de um processo que busca dar visibilidade às potencialidades que Manguinhos tem, mas também mostrar o quanto é necessário investir de forma inclusiva na região. “As práticas esportivas, como as de lazer e saúde, sempre estiveram presentes no cotidiano dos moradores de Manguinhos. Entretanto, os investimentos públicos sempre estiveram aquém do esperado, seja para o estímulo às atividades quanto para a construção e manutenção dos equipamentos públicos e, ainda, há pouca valorização dos profissionais dessa área”, afirmou Mayalu.

 

O Conselho Comunitário de Manguinhos, criado em julho de 2011, é um colegiado que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades que compõem o território ampliado de Manguinhos. Para seu apoio está em formação uma rede de instituições públicas e privadas – Rede Manguinhos Sustentável – que estão localizadas no território ou em seu entorno. Dentre as empresas que já integram a Rede se encontram a Unisuam, a Fiocruz e a Lamsa. Manguinhos é um dos bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano do município do Rio de Janeiro. Por isso, viabilizar soluções sustentáveis para o território é o foco desse esforço coletivo.

 

Sobre a Assessoria de Cooperação da ENSP:

 

A Assessoria de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ACS/ENSP) foi criada com o intuito de atuar em territórios urbanos densamente povoados e marcados por diferentes formas de violência social, com foco em Manguinhos, localizado no entorno do campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O desafio é possibilitar uma aproximação entre esses territórios e o capital técnico-científico da ENSP, no sentido de buscar alternativas conjuntas de promoção territorializada da saúde e participação popular. A atuação estimula o tecido social local, por meio da educação popular em saúde, trazendo uma formação crítica em relação ao modelo de desenvolvimento acumulador e concentrador de riquezas. As iniciativas da sociedade civil e dos governos contra situações de violência social e por melhorias na qualidade de vida impulsionam a atuação da ACS/ENSP na produção de tecnologias sociais. Assim, a Assessoria estimula processos de identificação, construção e sistematização de tecnologias sociais que envolvam a comunidade local e possam ser replicadas em territórios vulnerabilizados.

 

Programação:

 

Atividades esportivas: caminhada, futebol, judô, taekwondo, boxe, capoeira, queimado, vôlei, handball, ginástica, basquete, corrida Inclusiva (integração entre cadeirante e não cadeirante), olimpíada de ginástica, grupo de ginástica e alongamento da terceira idade e skate.

 

Atividades culturais: Cia. do Gesto; exibição de hip-hop; show Drag Queen; feiras (Economia Solidária, de saúde – distribuição de preservativos e de folhetos sobre tuberculose –, Limpa – reciclagem –, Saúde Comunitária, uma Construção de Todos – atividades de nutrição e educação sobre parasitoses, tuberculose, lixo e sobre o curso Saúde Comunitária); vídeos sobre Manguinhos; Escola de Música – grupo Música na Calçada, oficina de grafite, lançamento do livro Vida de gari, grupo de música Escola Aberta, coral da Escola Compositor Luiz Carlos da Vila, cantora evangélica Tainá, atividade educacional sobre coleta de óleo de cozinha, grupo O Senhor é Nossa Bandeira, aulão de Lambaeróbica, barracas do grupo Arco-Íris/Organização Mulheres de Atitude/Casa da Mulher/Fábrica de Talentos Furacão; e atividades sociais (corte de cabelo, aplicação de flúor, medição de pressão).

 

Serviço:

O quê? Olimpíada Cultural de Manguinhos

Quando? 9 de junho, sábado, das 8 às 17h

Onde? Praça da Cidadania, no Condomínio Desup, no Complexo de Manguinhos, na Av. Dom Helder Câmara 1.184, atrás da UPA de Manguinhos.

Quem? Conselho Comunitário de Manguinhos e Rede Manguinhos Sustentável

Contatos: Secretaria do Conselho Comunitário de Manguinhos (secretariaexecutivaccmrede@gmail.com e cooperacaosocial@ensp.fiocruz.br). Tels.: 3977-2580 / 3977-2589

 

*com colaboração da jornalista da Assessoria de Cooperação Social da ENSP Sandra Martins.

 

Olimpíadas de Maguinhos: saúde, cultura e esporte


Seções Relacionadas:
Projetos Sociais

Nenhum comentário para: Olimpíadas de Maguinhos: saúde, cultura e esporte