Busca do site
menu

Centro de Saúde promove atividades sobre tabagismo

ícone facebook
Publicado em:29/05/2012

Centro de Saúde promove atividades sobre tabagismoEm alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP, promoverá, na quinta (31/5) e na sexta-feira (1°/6), atividades educativas e de promoção da saúde na sala de espera da unidade. As atividades, que serão realizadas pela manhã, são abertas aos usuários do CSEGSF e aos profissionais interessados. O tabagismo é uma doença causada pela dependência da nicotina. Ele está incluído no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa, segundo a Décima Revisão de Classificação Internacional de Doenças.

 

A atividade está sendo organizada pelo Grupo de Educação e Promoção da Saúde do Centro de Saúde-Escola, que reúne profissionais que trabalham na linha do cuidado e da promoção da saúde, promovendo atividades no âmbito de doenças como diabetes e tuberculose. Durante os dois dias serão promovidas atividades que vão desde ginástica laboral, palestras e exibição de filmes até uma peça teatral, que será encenada na manhã de sexta-feira, 1° de junho.

 

O ato de fumar foi considerado durante anos símbolo de elegância e glamour, pois a indústria tabagista conseguia, numa incrível manobra de construção de imagem, associar o cigarro à sedução e ao poder. No entanto, atualmente, o cigarro é um dos maiores inimigos da saúde pública mundial e uma das principais causas de morte evitável do planeta, levando a sociedade civil, profissionais da saúde e o poder público a unir forças para controlar e reduzir essa epidemia.

 

Centro de Saúde promove atividades sobre tabagismo

 

O controle do tabagismo é um tema que envolve diversas interfaces, tais como meio ambiente, justiça social, direitos humanos, igualdade, promoção da saúde, prevenção, ética, responsabilidade, direitos do consumidor, educação e informação, entre outros. O Centro de Saúde-Escola Germano Sinval Faria oferece tratamento antitabagismo criado pelo SUS e faz parte também do programa Ambientes Livres de Tabaco, da ENSP.

 

Saiba o que você ganha quando para de fumar

 

A pessoa que fuma se torna dependente da nicotina, droga bastante poderosa que atua no sistema nervoso central, como a cocaína, com um agravante: chega ao cérebro em apenas sete segundos, dois a quatro segundos mais rápido que a cocaína. É por conta disso que muitos fumantes enfrentam sérias dificuldades para largar o vício, principalmente nos primeiros dias. A tendência, no entanto, é que os efeitos pela suspensão do fumo se tornem mais suportáveis com o passar do tempo.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, os fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral do que um não fumante. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 80 mil pessoas, cerca de 8 pessoas por hora, morram precocemente devido ao tabagismo, responsável direto por:


 – 30% das mortes por câncer (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga, colo de útero, estômago e fígado);

 – 90% das mortes por câncer de pulmão;

 – 25% das mortes por doenças coronarianas (angina e infarto);

 – 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite e enfisema);

 – 25% das mortes por doença cerebrovascular (derrame cerebral);

 – aneurismas arteriais, trombose vascular, úlcera do trato digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual são algumas outras doenças relacionadas ao fumo.

 

Ainda segundo as autoridades de Saúde, quando se para de fumar: após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; após 2 horas, o sangue fica livre da nicotina; após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza; após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar aprecia melhor o sabor dos alimentos; após 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora; após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

 

Sobre o Centro de Saúde:

 

O Centro de Saúde-Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), foi criado em 1967 com a finalidade de atender prioritariamente à população moradora do Complexo de Manguinhos, no município do Rio de Janeiro, onde está localizado, e ser campo de ensino e pesquisa para a ENSP/Fiocruz.
 

Por ano, o Centro de Saúde realiza aproximadamente 78 mil visitas domiciliares pela Equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) e pelas visitadoras sanitárias; 64 mil exames laboratoriais; 33 mil atendimentos na farmácia, com entrega de medicamentos; 14 mil imunizações; 25 mil atendimentos médicos; e 15 mil atendimentos feitos por outros profissionais de nível superior (nutricionistas, psicólogos e outros).

 

Programação das atividades:


Quinta-feira (31de maio)

9h Abertura: Atividade de ginástica laboral, com o professor de Educação Física José Augusto Guimarães

9h30 'Que prazer é esse? – O ponto de vista de uma agente de saúde de redução de danos em relação ao tabagismo', com Maria Antônia da Costa, apresentação do totem (cigarro gigante) e dinâmica, com participação dos usuários

10h00 'Aspectos psicológicos do tabagismo', com Lucília Elias

10:30h Vídeo-debate, com Syglia Soares

11:00h 'Aspectos nutricionais do tabagismo' – bate-papo dos estagiários da Nutrição da UFRJ com os usuários e distribuição de impressos sobre tabagismo

Sexta-feira (1°de junho)

9h00h A peça Um cigarro muito louco será apresentada pelas equipes de Vila Turismo e Parque Amorim.


Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS

Centro de Saúde promove atividades sobre tabagismo

1 comentários
ZELIA PIMENTEL ANDRADE
30/05/2012 10:36
Parabéns à atual Gestão do CSEGSF e aos seus profissionais que se empenham em cumprir as políticas públicas do MS e e, neste caso, usando como estratégias atividades promotoras de saúde.