Busca do site
menu

Negociações sobre documento final da Rio+20 são retomadas em Nova York

ícone facebook
Publicado em:29/05/2012

Começa nesta terça-feira (29/5) a terceira rodada informal de negociações do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Solicitada pelos Estados no início do mês, a reunião adicional com representantes dos major groups acontece até 2 de junho na sede da ONU em Nova York, Estados Unidos.

 

“A atual abordagem de negociação esgotou-se”, disse o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, acrescentando que é necessário agir com urgência. “Nosso objetivo é chegar ao Rio com pelo menos 90% do texto pronto. Os 10% mais difíceis devem ser negociados na Conferência com um maior apoio político”.
 
Sha espera que os negociadores definam um texto que renove o compromisso político; oriente ações para O Futuro que Queremos; inclua acordos de inspiração para gerações futuras em uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; defina metas universais ambiciosas – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; contenha resultados concretos em áreas prioritárias; e crie ou fortaleça instituições e organismos necessários para o período posterior à Rio+20.
 
A fase seguinte é a Conferência Preparatória, no Rio de Janeiro, de 13 a 15 de junho. O documento em negociação, juntamente com os compromissos voluntários por parte de governos, empresas e sociedade civil, destina-se a definir o cenário para que a comunidade global possa se comprometer com o desenvolvimento sustentável e concorde em ações concretas, ao se reunir na Rio+20, entre os dias 20 e 22 de junho.

Fonte: ONU Brasil
Seções Relacionadas:
Rio+20

Nenhum comentário para: Negociações sobre documento final da Rio+20 são retomadas em Nova York