Busca do site
menu

Ministério alerta para redução no estoque de sangue

ícone facebook
Publicado em:28/05/2012

O estoque de sangue nos hemocentros de todo o país começam a baixar com a aproximação do período de férias. A chuva, o frio e as viagens de férias são alguns dos fatores que contribuem para a redução dos estoques. Dados da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde revelam que nesse período há redução de 20 a 25% no número das doações em todo o Brasil.

 

No Rio de Janeiro, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, onde a necessidade de sangue é maior, o quadro é ainda mais grave: a queda nas doações chega a 40%. Hoje, cerca de 300 mil pessoas doam sangue por mês, o que representa 1,8% da população brasileira. Como o sangue é perecível, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de reposição do estoque.

 

O consultor técnico da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Helder Melo, faz um apelo à população para que os bancos de sangue estejam sempre abastecidos: “Com o estoque em dia, é possível atender pessoas com doenças crônicas e também as emergências que surgem nos hospitais”, explicou o consultor. Ele lembra que pacientes com anemias e com doenças como talassemia, malária, entre outras situações de traumas e cirurgias, costumam recorrer aos hemocentros.

 

Para evitar a redução do estoque, no caso de viagens de férias, o doador tem como opção procurar o serviço de saúde mais próximo do local onde esteja.

 

Quem pode doar

 

Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com 16 e 17 anos, desque que com o consentimento formal do responsável legal. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional.

 

Quem não pode doar

 

Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.

 

Recomendações

 

Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação e evite alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação. Pessoas que exercem profissões como as de piloto de avião ou de helicóptero, condutor de ônibus ou de caminhão de grande porte e trabalhadores que sobem em andaimes devem interromper as atividades por 12 horas após a doação. A mesma recomendação é válida para quem pratica paraquedismo ou mergulho.


Fonte: Portal da Saúde
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Ministério alerta para redução no estoque de sangue