Busca do site
menu

Pesquisa mostra alto índice de extinção das toninhas

ícone facebook
Publicado em:24/05/2012

Pesquisa mostra alto índice de extinção das toninhasPesquisadores da ONG Instituto Aqualie, com a participação de especialistas de cinco universidades brasileiras e apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Agência Federal Americana para Oceanos e Atmosfera (National Oceanic and Atmospheric Administration) apresentaram os resultados de uma pesquisa mostrando que restam apenas duas mil toninhas no litoral dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A notícia foi dada na edição de quinta-feira (24/5), do jornal O Globo. Esses dados contribuem com o alerta pela preservação da espécie que vem mobilizando uma campanha pela preservação das toninhas, resultado da parceria do O Globo com a ENSP e a ONG WWF-Brasil.

 

A íntegra da matéria pode ser conferida no arquivo em anexo.

 

Conheça a toninha

 

A toninha é um símbolo do Rio de Janeiro, que tem em suas praias o seu hábitat natural. Seu nome científico é Pontoporia blainvillei, mas ela é popularmente conhecida como toninha, boto-cachimbo, boto-amarelo, franciscana e, ainda, golfinho-do-Prata. Ela faz parte de um grupo denominado 'cetáceo odontoceto', ou seja, mamíferos aquáticos que passam toda a sua vida na água e possuem dentes – diferentemente das grandes baleias.

 

Assine o manifesto em defesa das toninhas

 

O manifesto, elaborado pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (Gemm-Lagos/ENSP) e disponível em www.ensp.fiocruz.br/toninha/manifesto, estimula as pessoas a se manifestarem contra a construção de tantos portos e estaleiros na costa pelo direito de as toninhas e outros cetáceos continuarem existindo. Fala também da criação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Toninha, em torno do qual cientistas e governo se aliaram com o objetivo de tomar medidas urgentes para salvar esses cetáceos. Assine você também!

 

Brinque e salve as toninhas da poluição do mar

 

Entretenimento com informação. Essa é a proposta do jogo on-line Ajude a toninha (www.joguetudo.com.br/jogos/destaques/ajude-a-toninha), que pretende promover a conscientização sobre a necessidade de proteger essa espécie de golfinho, que é a que sofre maior risco de extinção do Brasil. Feito em parceria com o site Jogue Tudo, o game faz parte da campanha Quero Ver Toninha (www.querovertoninha.com.br), lançada pelo O Globo em prol da preservação do cetáceo e de praias limpas.


Seções Relacionadas:
Toninha, cadê você?

Nenhum comentário para: Pesquisa mostra alto índice de extinção das toninhas