Busca do site
menu

65ª Assembleia Mundial da Saúde discute envelhecimento

ícone facebook
Publicado em:21/05/2012

Os 194 Estados-Membros da Organização Mundial da Saúde estão reunidos, de 21 a 26 de maio, em Genebra, Suíça, para a 65ª Assembleia Mundial de Saúde. O mais importante encontro da saúde pública mundial tem como tema Envelhecimento e Saúde: uma boa saúde aumenta os anos de vida, que pretende debater questões relacionadas às metas de desenvolvimento do milênio, a prevenção e o controle de doenças não transmissíveis e a regulação das agências sanitárias. Acompanhando a comitiva brasileira liderada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estão o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e pesquisador da ENSP, Jorge Bermudez, além do ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz e atual presidente da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública, Paulo Buss.

65ª Assembleia Mundial da Saúde discute envelhecimento

Dentre as questões de Saúde Pública que serão debatidas na Assembleia, além dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), há também temas como: Vigilância Sanitária, Cólera, Determinantes Sociais da Saúde, Enfermidades crônicas, Nutrição, Poliomielite, Regulamento Sanitário Internacional (2005), Saúde dos adolescentes, Sistemas de Saúde, Tuberculose e HIV/Aids. O objetivo do evento é explorar novas formas de interação, aumentar o intercâmbio de informações e o compartilhamento de experiências na regulação sanitária mundial.

 

Um dos pontos que os países da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) devem defender durante a 65ª reunião da OMS é a livre circulação de medicamentos genéricos. Segundo representantes da comitiva argentina, o comércio mundial de remédios e a reforma institucional da OMS são considerados dois dos temas ‘sensíveis’ que dominarão a agenda da reunião. Desta forma, os países da região também irão propor a criação de um mecanismo de resolução dentro da OMS, para que os países-membros tenham maior capacidade de decisão que as empresas farmacêuticas.

  

Na abertura da Assembleia, nesta segunda (21/5), a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, agradeceu ao Brasil pela realização da Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde, que aconteceu no Rio de Janeiro em outubro de 2011 e teve como fruto a Declaração Política do Rio Sobre os Determinantes Sociais da Saúde – documento assinado pelos governos dos 130 países representados no evento.

 

A 65ª Assembleia Mundial da Saúde também contará com a aprovação dos países membros, em respeito à nomeação de Margaret Chan, para um segundo mandato como diretora-geral da OMS.

 

A Rede ePortuguêse – plataforma da Organização Mundial da Saúde concebida para estabelecer uma rede de informação em saúde nos oito países de língua portuguesa – promoverá uma reunião presidida pelo ministro da Saúde de Angola, José Van Dúnem, na terça-feira (22/5), para discutir e estreitar a colaboração entre os oito países de língua portuguesa.

 

Com o tema Programa ePortuguêse e o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS), a reunião tem ainda em sua agenda outras atividades desenvolvidas pela Rede como: a parceria africana sobre a Segurança do Paciente (APPS); o curso on-line sobre Investigação em Segurança do Paciente (realizado em parceria com a Fiocruz, com mais de 10 mil inscritos); a oficina de trabalho sobre Epidemiologia de Campo – realizado em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde do MS; a segurança Global em Vacinas, que compreende a expansão da rede de segurança em vacinas para os países de língua portuguesa; além do redimensionamento da Rede ePortuguêse frente à reforma da OMS.


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: 65ª Assembleia Mundial da Saúde discute envelhecimento