Brinque e salve as toninhas da poluição do mar
O jornal O Globo lançou o jogo on-line Ajude a toninha, que pretende promover a conscientização sobre a necessidade de proteger essa espécie de golfinho, que é a que sofre maior risco de extinção do Brasil. Essa é mais uma ação da parceria envolvendo a ENSP/Fiocruz, o jornal O Globo e a WWF-Brasil pela preservação desse mamífero marinho. A campanha Toninha, cadê você? tem como finalidade aumentar a visibilidade das toninhas, que sofrem com a poluição das praias e das redes de pesca.
Confira, abaixo, a íntegra da matéria do O Globo.
O Globo lança jogo sobre golfinho ameaçado
18 de maio de 2012
Entretenimento com informação. Essa é a proposta do jogo on-line Ajude a toninha (www.joguetudo.com.br/jogos/destaques/ajude-a-toninha), que pretende promover a conscientização sobre a necessidade de proteger essa espécie de golfinho, que é a que sofre maior risco de extinção do Brasil. Feito em parceria com o site Jogue Tudo, o game faz parte da campanha Quero ver toninha (www.querovertoninha.com.br), lançada pelo Globo em prol da preservação do cetáceo e de praias limpas.
A inicitiva se soma ao projeto do jornal de cobertura especial da Rio+20, que inclui sites, em português e inglês, dedicados aos temas da conferência, a debates, exposições, entre outras atividades.
"A ideia é proporcionar diversão ao usuário do game, sem perder de vista seu caráter informativo. Por isso, além de jogar, ele também pode conhecer um pouco mais essa espécie e as ameaças enfrentadas por ela", explica Rui Belfort, responsável pelo Jogue Tudo.
Alessandra Teixeira, coordenadora de Marketing do Globo, acredita que o game permitirá aumentar o número de pessoas alcançadas pela campanha. A ideia é tornar a toninha cada vez mais íntima dos cariocas: "A linguagem do jogo envolve o público na causa da preservação da toninha de forma lúdica. O objetivo da nossa campanha é espalhar a mensagem de que todos podem e devem fazer a sua parte, de que o simples ato de manter a praia limpa já ajuda na preservação do animal".
A campanha do Globo tem o apoio de ONGs, instituições de pesquisa e empresas, entre elas o WWF-Brasil, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a grife Reserva.
Assine o manifesto em defesa das toninhas
O manifesto, disponível em www.ensp.fiocruz.br/toninha/manifesto, elaborado pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (Gemm-Lagos/ENSP), estimula as pessoas a se manifestarem contra a construção de tantos portos e estaleiros na costa pelo direito das toninhas e de outros cetáceos continuarem existindo. Fala também da criação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Toninha, em torno do qual cientistas e governo se aliaram com o objetivo de tomar medidas urgentes para salvar esses cetáceos. Assine você também!
Conheça a toninha
A toninha é um símbolo do Rio de Janeiro, que tem em suas praias o seu hábitat natural. Seu nome científico é Pontoporia blainvillei, mas ela é popularmente conhecida como toninha, boto-cachimbo, boto-amarelo, franciscana e, ainda, golfinho-do-Prata. Elas fazem parte de um grupo denominado 'cetáceo odontoceto', ou seja, mamíferos aquáticos que passam toda a sua vida na água e possuem dentes – diferentemente das grandes baleias.
Concurso de cartazes pela preservação das toninhas
Estão abertas, até o dia 20 de maio, as inscrições para o concurso de cartazes Quero ver Toninha, promovido pelo jornal O Globo dentro da campanha que visa à preservação da espécie de golfinho mais ameaçada no Brasil. O trabalho deverá tratar do tema Mar sem lixo. Mar com Toninha. Podem participar maiores de 18 anos que residam no Brasil. O material deverá ser enviado num arquivo digital, exclusivamente pelo site, com no máximo 5MB e nos formatos JPEG e PDF. Cada participante só poderá concorrer com um cartaz. Para saber mais sobre como participar, acesse www.querovertoninha.com.br/concursocartaz.
Toninha, cadê você?