Busca do site
menu

Cooperação tripartite envolve Cuba, Haiti e Brasil

ícone facebook
Publicado em:17/05/2012

Representantes do Ministério da Saúde Pública e da População do Haiti (MSPP) e representantes do Ministério da Saúde do Brasil, além de pesquisadores brasileiros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), participaram de uma oficina organizada pela Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti, entre 9 e 12 de maio, no Rio de Janeiro. No encontro, foram discutidos os seguintes temas: o material didático de um curso para epidemiologistas que acontecerá em julho, no Haiti, e o aprimoramento dos sistemas de informação de saúde.

Cooperação tripartite envolve Cuba, Haiti e Brasil

O material didático foi elaborado pelos pesquisadores brasileiros com base nos cursos oferecidos pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Fiocruz, e adaptado para a realidade haitiana. Os representantes do MSPP avaliaram minuciosamente o conteúdo das apostilas e fizeram suas sugestões e alterações.

 

O diretor de Epidemiologia do MSPP, Dr. Roc Magloire, elogiou a metodologia e o conteúdo didático que foram apresentados. “Com isso, vamos treinar profissionais para diagnosticar melhor as condições sanitárias do país, além de reforçar o sistema de vigilância epidemiológica”, afirmou Dr. Magloire.

 

Outro tópico discutido durante o evento foram os sistemas de informação de saúde. Especialistas brasileiros em informação científica e tecnológica em saúde apontaram algumas falhas nos sistemas utilizados pelos pesquisadores haitianos. A principal base de dados deles é o Mesi (www.mesi.ht), que é um sistema on-line, desenvolvido por uma empresa privada para o MSPP. “A base pode ser o Mesi, mas a minha proposta é fazer uma integração com outros sistemas, além de uma melhor gestão da informação para cada doença, por exemplo”, pontuou Alexandre Ribeiro, especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da UFRGS.

 

O Dr. Magloire afirmou que esses mecanismos vão ser muito úteis para a reforma sanitária do Haiti. Ele disse, ainda, que os pesquisadores do seu país precisam entender os fatores de risco, os determinantes de saúde e as condições de vulnerabilidade. A Cooperação Tripartite está nos ajudando a pensar uma organização estrutural de saúde, a reformar o sistema sanitário e a reforçar o sistema de vigilância epidemiológica”, destacou Dr. Magloire.

 

O coordenador da Cooperação, Carlos Linger, explicou que o objetivo é fortalecer o sistema de informação epidemiológica, aprimorando e ampliando o sistema atual. “Será preparada uma proposta tecnológica e metodológica para submeter ao Ministério da Saúde do Haiti”, declarou Linger, que também considerou o evento bastante produtivo. “Foi um avanço enorme, porque já estamos na fase operacional. Já saímos da fase de planejamento”, concluiu.

Cooperação tripartite envolve Cuba, Haiti e Brasil

Veja a lista dos participantes da oficina organizada pela Cooperação:

 

Haiti
Dr. Roc Magloire, diretor de Epidemiologia do Ministério da Saúde do Haiti
Dr. Jacques Boncy, diretor do Laboratório Nacional de Saúde Pública (LNSP)
Dr. Gérard Joseph, epidemiologista do quadro do LNSP
Dr. Robert Barrais, epidemiologista do quadro do LNSP
Dr. Nickolson Barthelemy, especialista em informática e sistemas de informação para epidemiologia

 

Brasil
Dr. Carlos Linger, coordenador da Cooperação Tripartite e assessor do Centro de Relações Internacionais (Cris/Fiocruz)
Dr. Joyce Mendes, epidemiologista do quadro da ENSP/Fiocruz
Estela Padilha, assessora técnica do Ministério da Saúde
Elisabeth S. Wartchow, assessora técnica do Ministério da Saúde
Luiza Pessoa, assessora técnica do Ministério da Saúde
Vincent Brignol, assessor de Relações Internacionais do Cris/Fiocruz
Mayna Ávila, estudante de Saúde Pública e colaboradora
Rebert Lima, jornalista da Cooperação


Fonte: Cooperação Haiti
Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Parcerias

Nenhum comentário para: Cooperação tripartite envolve Cuba, Haiti e Brasil