Busca do site
menu

Saúde Global: Escolas do Brasil e Cuba buscam parceria

ícone facebook
Publicado em:16/05/2012

O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, Antônio Ivo de Carvalho, recebeu na terça-feira (15/5) a vice-diretora geral da Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap), Tania Aguilar Guerra, e o consultor técnico de Políticas e Sistemas de Saúde do Isags, Oscar Feo, para discutir as possibilidades de cooperação da ENSP no desenvolvimento de um curso em Saúde Global naquele país. A Escola já desenvolve essa experiência com o mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, coordenado pela pesquisadora Célia Almeida.

 

Coube à vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela, apresentar a estrutura da instituição e as atividades de assistência em saúde, pesquisa, ensino e cooperação com o SUS e com as instituições internacionais desenvolvidas pela Escola. Acompanhada dos vice-diretores Maria Helena Mendonça (Pós-Graduação) e Marcelo Rasga (Escola de Governo) e da assessora de Cooperação Internacional, Érica Kastrup, a pesquisadora falou sobre os quatro programas de pós-graduação da ENSP, suas linhas de pesquisa e os cursos voltados para a capacitação dos profissionais atuantes no sistema de saúde.

 

Logo em seguida, a vice-diretora da Ensap apresentou a escola cubana como uma instituição acadêmica responsável pela formação de pós-graduação, pelo desenvolvimento profissional e de pesquisas, pela produção e avaliação de tecnologias em saúde, pela avaliação de desempenho e por serviços de consultoria no campo da Saúde Pública, para ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar da população cubana, da América Latina e do mundo.

 

De acordo com a vice-diretora, a Ensap possui seis programas de mestrado, dentre os quais cinco são considerados de excelência pelas agências reguladoras cubanas. São eles: Saúde Pública; Atenção Primária em Saúde; Psicologia da Saúde; Economia da Saúde; Promoção e Educação para a Saúde e Farmacoepidemiologia.

 

Tania demonstrou interesse pelas formas de financiamento dos cursos da ENSP desenvolvidos em Angola, na Argentina e no Peru e comentou o desenvolvimento da formação em Saúde Global e o desejo de reiniciar o intercâmbio com a Fundação Oswaldo Cruz: “Queremos construir algo multicêntrico e, quando pensamos nisso, pensamos na Fiocruz. Gostaríamos de reiniciar os intercâmbios acadêmicos e científicos que tradicionalmente sempre existiram. No atual momento, o nosso principal objetivo é retomar essa iniciativa de ambas as partes e, fundamentalmente, desenvolver o que é uma prioridade para nós de Cuba: o fortalecimento dos temas de Saúde Internacional e Saúde Global”.

 

A pesquisadora cubana ainda comentou outros possíveis objetos de acordo: “A Fiocruz tem grande experiência em temas de formação e investigação, sobretudo em trabalho comunitário, o que é fundamental para nós. Temos grande expectativa de que tanto os professores quanto a direção dessa Escola possam colaborar conosco no aperfeiçoamento dos nossos programas de pós-graduação. Fundamentalmente, no mestrado e no doutorado".


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Parcerias

Saúde Global: Escolas do Brasil e Cuba buscam parceria

1 comentários
ALIDIANA LINHARES DE ALMEIDA ARRAIS
17/05/2012 17:22
Muito interessante, Esperamos sempre que venham melhorias para nosso Sistema de Saúde. Será bem vindo a parceria, temos ainda muito que melhorar no atendimento, pois o SUS está bem planejado, falta somente uma melhor implementação das ações por parte de profissionais da saúde e que as estratégias de ações corram com bem mais dinamica, principalmente no atendimento.