Busca do site
menu

Pesquisadora da ENSP recebe medalha Pedro Ernesto

ícone facebook
Publicado em:11/05/2012

Irlan Peçanha

 

A Câmara do Rio, por iniciativa do vereador Carlo Caiado (DEM), realizadou uma homenagem especial à pesquisadora do Centro de Referência Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) Margareth Dalcolmo, na quarta-feira, 9 de maio, com a entrega do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, pelos relevantes serviços prestados à cidade do Rio de Janeiro.

 

A mesa da solenidade foi composta pela deputada estadual Aspásia Camargo; pela secretária municipal de Comunicação de Vitória, Elizabeth Kfuri Simão; por João Carlos Coser, representando o prefeito de Vitória; pelo professor Candido Mendes, reitor da Universidade Candido Mendes; por Luiz Paulo Loivos, presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro; pelo professor Roberto Stibulov, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia; e pelo diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Antônio Ivo de Carvalho, representando a presidência da Fiocruz.

 

A cerimônia foi conduzida pelo vereador Carlo Caiado, que falou da sua admiração por Dalcolmo. Relatando a sua competência e dedicação na luta pela prevenção e no tratamento da tuberculose, descreveu-a como uma militante científica que atua na formação de profissionais e na produção de pesquisas e trabalhos acadêmicos, “dedicação que deveria servir de exemplo; trabalho não só médico, como também social”, afirmou Caiado.

 

Possuidora de uma vasta experiência em pneumologia, tendo como especial área de interesse a tuberculose e outras micobacterioses, a dra. Dalcolmo, desde o início de sua carreira, esteve ligada ao serviço público, exercendo diversos cargos e funções na esfera nacional, com destaque para o fato de ter sido a mais jovem diretora de um hospital público federal, o Hospital Raphael de Paula e Souza, no final dos anos oitenta.

 

Desde o início de sua carreira, é membro das sociedades de pneumologia, chegando à presidência da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio de Janeiro e à diretoria científica das sociedades Brasileira e Latino-Americana. É membro do Comitê Assessor de Tuberculose do Ministério da Saúde e consultora das Organizações Panamericana e Mundial da Saúde em Micobacterioses e Tuberculose Multirresistente.

 

No mundo acadêmico, tem participado de múltiplas atividades, proferindo palestras e conferências no Brasil e no exterior. Publicou trabalhos científicos em revistas médicas brasileiras e internacionais.

 

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a mais importante comenda do município do Rio de Janeiro, entregue pela Câmara Municipal àqueles que mais se destacam na comunidade brasileira. Foi criada em 1980, em homenagem ao médico pernambucano Pedro Ernesto Batista, que iniciou sua trajetória política nos primeiros anos da década de 1920. A indicação da pessoa escolhida para receber a comenda é feita por meio de um requerimento do vereador, votado em Plenário. 

 

Estiveram presentes autoridades, políticos, como a vereadora Sonia Rabello (PV), Edison da Creatinina (PV), Tio Carlos (DEM), pesquisadores, o diretor da Orquestra Sinfônica Brasileira, Fernando Bicudo, representantes da sociedade civil, pacientes, profissionais do Hospital Municipal Raphael de Paula e Souza e do Centro de Referência Prof. Helio Fraga/ENSP.

 

Finalizando a cerimônia, Margareth Dalcolmo recebeu uma homenagem do presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Loivos, além de um buquê de flores, entregue pela instituição sem fins lucrativos Amigas do Bem.


Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP recebe medalha Pedro Ernesto