Busca do site
menu

ENSP promove ações em Manguinhos no sábado (5/5)

ícone facebook
Publicado em:04/05/2012

ENSP promove ações em Manguinhos no sábado (5/5)Em uma grande ação coletiva, a ENSP vai mobilizar diferentes atores da área social e da assistência neste dia 5 de maio. Ao todo, três atividades estão agendadas para acontecer no território de Manguinhos. A primeira delas será o Dia D de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra Gripe, que também envolverá a Clínica da Família Victor Valla. Conjuntamente com esta ação, será realizada a Campanha Nacional contra a Hanseníase, ambas coordenadas pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias. Além disso, o encontro Leopoldo Bulhões: o Caminho da Paz reunirá moradores, organizações e entidades públicas para uma caminhada visando mostrar à sociedade que o território de Manguinhos não tem apenas violência ou espaços produtores de mazelas sociais. Todas as atividades estão abertas à ampla participação e terão início no período da manhã.

 

Assistência

 

O Dia D de mobilização dá início à Campanha Nacional, voltada para gestantes, maiores de 65 anos e crianças de 6 meses a menores de 2 anos, que acontece até o dia 25 de maio. De acordo com Emília Correia, chefe do CSEGSF/ENSP, a vacinação ocorrerá no Centro de Saúde Escola, na Clínica da Família Victor Valla, em diferentes pontos dentro da comunidade e ainda, como já acontece há alguns anos em Manguinhos, para acamados.

 

Concomitantemente a esta campanha, acontecerá uma busca ativa de casos de hanseníase neste dia de comoção no território. A Campanha Nacional, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, busca identificar casos, mas, principalmente, sensibilizar profissionais de saúde, orientá-los na identificação e, assim, melhorar o tratamento. Para o médico do CSEGSF/ENSP e responsável pela promoção da campanha na Escola, Ziadir Coutinho, a identificação e o acompanhamento de casos são fundamentais para o controle da doença em nosso país, que apresenta grande índices de incidência de hanseníase.

 

“Como acontece há algum tempo, nós recebemos essas pessoas, fazemos a triagem e, se identificadas como positivos, encaminhamos para o Ambulatório Souza Araújo, do Instituto Oswaldo Cruz (ASA/IOC/Fiocruz), local de referência para o tratamento aqui na Fiocruz”, explicou Ziadir. O atendimento será feito no Centro de Saúde Escola, das 9h às 15h, no dia 5/5.  

 

Ação Social

 

A partir das 8 horas, a Rua Leopoldo Bulhões estará fechada para uma caminhada a favor da paz e dos direitos humanos. De acordo com a Assessoria de Cooperação Social da ENSP (ACS/ENSP), este encontro será um grito coletivo de respeito, dignidade e direito a serviços públicos que funcionem em benefício da população. Esta ação, organizada por moradores, organizações e entidades públicas do território de Manguinhos promoverá atividades culturais e artísticas ao longo da Rua Leopoldo Bulhões, que será interditada entre a Fiocruz e os Correios, até as 17 horas.

 

O objetivo deste evento é mostrar à sociedade que o território de Manguinhos não tem apenas violência ou espaços produtores de mazelas sociais. A ENSP é, tradicionalmente, uma articuladora na realização deste tipo de ação com a comunidade, pois desenvolve desde 2005 projetos de intervenção no âmbito dos determinantes sociais de saúde. De acordo com a ACS/ENSP, a Escola, historicamente, participa e apoia vários eventos desta natureza, com destaque para o Movimento Agenda Redutora das Violências no Local, que organizou o evento Caminho da Paz com Garantia de Direitos, nos anos de 2004 e 2005.

 

Várias instituições parceiras e departamentos da Fiocruz estarão presentes com estandes, em que serão promovidas atividades e disponibilizadas informações sobre seus projetos e ações institucionais. Entre eles estão as equipes de saúde do Teias-Escola Manguinhos, que prestarão esclarecimentos sobre Tuberculose, Hanseníase e Dengue. Paralelamente a estas atividades, haverá shows musicais com o Coral dos Correios, Pagode da Comlurb, Escola de Música Casa Viva, Grupo Pagode Música na Calçada e Grupo de Hip Hop; apresentação de práticas esportivas – judô, vôlei, futebol; estandes de material reciclável; internet digital; cadastramento do Bolsa Família, isenção de taxa para o documento de identidade e distribuição de livros. O evento conta com sanitários químicos e barracas com exposição e venda de artesanatos e alimentação.


Seções Relacionadas:
Assistência Projetos Sociais

Nenhum comentário para: ENSP promove ações em Manguinhos no sábado (5/5)