Busca do site
menu

Canal Saúde/Fiocruz debaterá a medicamentalização do comportamento humano na sexta (4/5)

ícone facebook
Publicado em:03/05/2012

Frustrações cotidianas, sofrimentos e excentricidades estão sendo redefinidos como doenças psiquiátricas. Este tipo de diagnóstico pode levar ao aumento do uso de medicamentos. A medicamentalização do comportamento humano é o tema do Sala de Convidados da próxima sexta-feira (4/5). O programa será exibido, ao vivo, às 11 da manhã. O público pode participar enviando perguntas e sugestões através do site do Canal Saúde (www.canal.fiocruz.br) e do telefone 0800-7018122.

 

Segundo especialistas no assunto, medicalização pode ser entendida como o processo pelo qual problemas que não são considerados de ordem médica passam a ser vistos como doenças ou problemas médicos. Isto pode ocorrer tanto em relação a condições naturais de vida, quanto em relação a desvios de comportamento, tais como tristeza, falta de atenção, alcoolismo, distúrbios alimentares e dificuldades na aprendizagem, dentre outros. O termo ‘medicamentalização’ é um jargão criado para se referir ao controle médico da mente.

 

Vivemos hoje na sociedade brasileira o fenômeno da ‘medicamentalização do comportamento’. Problemas que antes eram tratados em sua complexidade, e singularidade, hoje são apresentados como doenças, déficits ou transtornos. Uma vez classificado como 'doente', o indivíduo torna-se consumidor dos mais variados medicamentos, que visam 'consertar' o suposto desvio. Mas até que ponto a promessa de soluções rápidas para problemas como tristeza, medo e falta de atenção, por exemplo, podem ser resolvidos através da administração de medicamentos?

 

Hiperatividade, Síndrome do Pânico, Depressão e Déficit de Atenção: doenças causadas por questões biológicas ou desencadeadas por fatores sociais como a violência nas grandes cidades e o estresse do dia a dia? A avaliação de cada caso deve ser sempre substituída pelo tratamento medicamentoso?

 

A criação de práticas alternativas de tratamento, frente à gama de diagnósticos e medicamentos hoje oferecidos, seria possível?

 

Assista e participe!

 

Interativo - No programa, o público participa ao vivo pela web - canalsaude.fiocruz.br, na sala de bate papo, ou ligando gratuitamente para 0800-7018122. Se preferir, é possível antecipar perguntas e comentários pelo canal@fiocruz.br.

 

Quando - O Programa Sala de Convidados é exibido, ao vivo, semanalmente pelo Canal Saúde às 11 horas. Todas as sextas-feiras, um novo tema é debatido com a participação de especialistas de diversas áreas.

 

Onde assistir – Para assistir no site do Canal Saúde, acesse canalsaude.fiocruz.br e clique na TV. O Canal Saúde também pode ser assistido através de antena parabólica, na polarização vertical 3.690.

 


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Canal Saúde/Fiocruz debaterá a medicamentalização do comportamento humano na sexta (4/5)