Busca do site
menu

Artigo de pesquisadores da ENSP na revista Ciência Hoje

ícone facebook
Publicado em:27/04/2012

Artigo de pesquisadores da ENSP na revista Ciência HojeEm artigo publicado na revista Ciência Hoje de abril, os pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sheila Mendonça de Souza e Ricardo Ventura Santos; Della Collins Cook, da Universidade de Indiana (EUA); e Murilo Quintans Bastos, da Universidade de Brasília, abordam novos estudos em ossos e dentes de cadáveres do Cemitério dos Pretos Velhos, na zona portuária do Rio de Janeiro, que ajudam a revelar informações sobre os escravos ali sepultados entre os séculos XVIII e XIX.

 

Medições de componentes químicos, análises de DNA e estudos de antropologia dentária trazem dados sobre a origem, os hábitos de higiene e as condições físicas dos homens e mulheres que eram trazidos da África e desembarcavam no antigo cais do Valongo, o que tem ajudado a refinar métodos e técnicas da bioarqueologia e da ciência forense, como escrevem os pesquisadores no artigo publicado na revista.
 

A pesquisadora Sheila Mendonça de Souza é uma das integrantes do projeto Por uma antropologia biológica do tráfico de escravos africanos para o Brasil: análise das origens dos remanescentes esqueletais do Cemitério dos Pretos Novos, Rio de Janeiro, coordenado pelo pesquisador da ENSP Ricardo Ventura Santos e financiado pela Faperj. Ela explicou que o cemitério servia para enterrar escravos supostamente oriundos da África, embora essa informação não seja tão clara historicamente.
 

Sheila informou também que a perspectiva dos pesquisadores é aproveitar o material do cemitério e realizar estudos para obter a descrição étnica dessas pessoas, os traumas sofridos, além de informações sobre saúde.
 

A edição de abril da Ciência Hoje traz também artigos sobre o papel da matemática na tomografia, parasitoides e o uso da computação na medicina.


Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa

Nenhum comentário para: Artigo de pesquisadores da ENSP na revista Ciência Hoje