Busca do site
menu

José Luis Fiori abre curso na ENSP

ícone facebook
Publicado em:10/04/2012

 

José Luis Fiori abre curso na ENSPNesta quarta-feira (11/4), a Escola Nacional de Saúde Pública recebe o cientista político e professor do Instituto de Economia da UFRJ, José Luis Fiori, para a abertura do Mestrado Profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (MPSG&DS). A palestra Mudanças e tendências do sistema mundial e a perspectiva brasileira será transmitida ao vivo no salão internacional da ENSP, às 9h30, em evento aberto aos interessados. O MPSG&DS é realizado em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e várias outras instituições, internas e externas, ligadas à Fiocruz. Trata-se do primeiro curso da ENSP oferecido simultaneamente para alunos do Rio de Janeiro e de Brasília por meio da tecnologia de videoconferência para fins educacionais adotada pela Escola.
 
O mestrado é coordenado pela pesquisadora Célia Almeida e seu objetivo é capacitar alunos para analisar e discutir relações entre a dinâmica do sistema mundial e seu impacto sobre a saúde das populações, em nível nacional e internacional, e também atuar nos âmbitos da saúde global e da diplomacia da saúde.  Por meio da tecnologia de videoconferência implementada pela ENSP, será possível gravar as aulas e, futuramente, disponibilizá-las em um repositório institucional de acesso aberto.
 
A transmissão ao vivo da palestra do cientista político José Luis Fiori no salão internacional não necessita de inscrição prévia.
 
Conheça o palestrante:
 
José Luis Fiori abre curso na ENSPJosé Luís Fiori graduou-se em Sociologia e fez mestrado em Economia, ambos na Universidade do Chile, entre 1965 e 1973. Foi aluno de alguns dos principais autores da economia política estruturalista da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Doutorou-se em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e hoje é livre-docente e professor titular de Economia Política Internacional no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
Suas teses de doutorado e de livre-docência, feitas entre 1984 e 1989, foram sobre a formação histórica e a crise do ‘estado desenvolvimentista’, no Brasil na década de 1980.  Coordenou uma pesquisa internacional comparativa sobre transformações capitalistas e ajustes nacionais na Espanha, Itália, Coreia, Japão e América Latina nos anos 1980. Em 1993, atuou como consultor convidado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente, é coordenador de um programa de pesquisa internacional comparada e de um projeto editorial no campo da economia política internacional que começou no início da década de 1990. No segundo semestre do ano acadêmico de 2004/2005, esteve na Universidade de Cambridge como professor convidado da Faculdade de Economia Política.
 
Ele colabora regularmente com várias revistas e jornais brasileiros e já publicou 12 livros, 2 deles premiados com o Jabuti:Poder e dinheiro - 1° lugar em 1998; e Polarização mundial e crescimento - 2° lugar em 2002. Foi eleito, em 2001, Homem de Ideias pelo Jornal do Brasil. Seu último livro, O poder americano, foi editado em 2004.
 
José Luis Fiori abre curso na ENSP


Nenhum comentário para: José Luis Fiori abre curso na ENSP