Busca do site
menu

Celebração do Dia Mundial da Saúde na Opas Brasil

ícone facebook
Publicado em:10/04/2012

 

Celebração do Dia Mundial da Saúde na Opas BrasilEm 4 de abril de 2012, foi comemorado, na Opas/OMS Brasil, o Dia Mundial da Saúde. O tema deste ano foi Envelhecimento Saudável e Saúde das pessoas idosas. A cerimônia contou com a presença  de diversas autoridades, além do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do Dr. Joaquín Molina, em seu primeiro ato como Representante da Opas/OMS no Brasil.
 
 
 
 
Na ocasião, foi assinado um termo de parceria entre as escolas privadas e o Ministério da Saúde que visa aprimorar as boas práticas nas cantinas escolares. Certamente, esta é uma medida importante para diminuir o crescimento da obesidade entre crianças no país.
 
No que diz respeito ao tema do Dia Mundial da Saúde, este ano, há a oportunidade de reflexão sobre o envelhecimento populacional e sua relação com a saúde. A inclusão das pessoas idosas demanda uma sociedade que considere a criação e a melhoria de ambientes sociais, urbanísticos e ambientais que estejam de acordo com suas necessidades. Para tanto, é primordial que essas necessidades estejam incluídas no planejamento do desenvolvimento da sociedade; ao contrário, sua exclusão significaria uma séria violação dos direitos humanos desse grupo e também uma forma de perpetuar a iniquidade e limitar seu desenvolvimento.
 
Este momento deve ser considerado uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de se construir um modelo de envelhecimento saudável, com foco no curso de vida, como observou a diretora da Opas, Mirta Roses, em sua mensagem para o Dia Mundial da Saúde: "Influem fatores desde antes do nascimento, e pode afetar até a própria descendência. É por isso que é essencial adquirir novos conceitos e enfoques de direito, de desenvolvimento e de envelhecimento que determinem a prática da medicina e da saúde pública atual e futura."
 
O enfoque do curso da vida é mais uma aproximação à realidade, que integra uma visão longitudinal sobre a vida e seu desenvolvimento. Configura um salto de um enfoque evolutivo a um enfoque inter-relacional, vinculando uma etapa com outra e definindo fatores protetores e de risco com ações futuras, no âmbito dos determinantes sociais.
 
Os benefícios ao grupo de idosos podem ser derivados de intervenções realizadas em uma idade mais jovem. Por isso são necessárias intervenções em vários momentos ao longo da vida, para que se consigam melhores resultados e efeitos cumulativos. Existem riscos e benefícios intergeracionais que são essenciais na abordagem de riscos em todos os grupos de idade.
 
O curso de vida é único, contínuo e integrado, não são etapas da vida desconectadas. Não é determinista, mas sim transformador, e incorpora trajetórias interativas. O curso da vida promove desenvolvimento e direitos ao longo da vida, valorizando-a em cada idade.

Fonte: Opas/OMS no Brasil
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Celebração do Dia Mundial da Saúde na Opas Brasil