Busca do site
menu

Saneamento: aula especial sobre o panorama no Brasil

ícone facebook
Publicado em:05/04/2012

Saneamento: aula especial sobre o panorama no BrasilNa segunda-feira (9/4), o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental vai realizar a aula inaugural do seu programa de cursos lato sensu. Para falar sobre o panorama atual do saneamento no Brasil, o palestrante convidado é Manoel Renato Machado Filho, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. A mesa de abertura também contará com a participação dos coordenadores de cada um dos três cursos que serão iniciados: Gestão em Tecnologias do Saneamento; Vigilância em Saúde Ambiental; e Promoção de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis. O encontro está marcado para as 13h30, no salão internacional da Escola, e está aberto a todos os interessados, não sendo necessário inscrição prévia.

 

A mesa de abertura conta ainda com o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, o chefe do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, Paulo Barrocas, e com a coordenadora do Programa de Cursos Lato Sensu DSSA/ENSP/Fiocruz, Cláudia Thaumaturgo. Já a palestra de Manoel Renato, além do panorama atual do saneamento do Brasil, também abordará a atuação da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades. O encontro conta ainda com a presença da assessora do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, Escritório Regional para América Latina e Caribe (ONU-Habitat), Rayne Ferretti, que falará sobre a atuação da ONU-HABITAT no Brasil, bem como nos demais países da América Latina e também no Caribe. Esta mesa será mediada pela pesquisadora do DSSA, Maria José Salles. 

 

 

Segunda Cláudia Thaumaturgo, o Programa de Cursos Lato Sensu DSSA/ENSP/Fiocruz é resultado de uma recente rees

truturação dos cursos do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola. “O processo de reestruturação ocorreu ao longo do ano de 2011 e foi conduzido por uma equipe formada por mim, Rosália Oliveira e Marcelo Bessa, ambos pesquisadores do DSSA/ENSP, mas também contou com a participação de todos os docentes e pesquisadores do Departamento e da Escola de Governo em Saúde (EGS/ENSP)”, explicou Cláudia,  dizendo, ainda, que essa aula inaugural representa um novo momento para o departamento.

 

Saneamento: aula especial sobre o panorama no Brasil

Os coordenadores dos cursos Gestão em Tecnologias do Saneamento, Vigilância em Saúde Ambiental e Promoção de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis são, respectivamente, Rosália Oliveira e Maria José Salles; Marcelo Bessa, Dalton Marcondes e Jaime Lopes; Cláudia Thaumaturgo e Márcia Moisés.

 

"Esses cursos estão alinhados à missão da ENSP de atender a uma política de formação para o Estado. E temos planos, para o futuro, de elaborarmos novos cursos lato sensu, utilizando as inovações pedagógicas propostas pela EGS/ENSP, bem como novas tecnologias de informação e comunicação, com cursos presenciais, semipresenciais e a distância”, complementou Cláudia. 


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Saneamento: aula especial sobre o panorama no Brasil