Busca do site
menu

ENSP adota videoconferência com fins educacionais

ícone facebook
Publicado em:04/04/2012

Isabela Schincariol

 

ENSP adota videoconferência com fins educacionaisAmpliando suas possibilidades de alcance, a ENSP inova mais uma vez, implementando a tecnologia de videoconferência para fins educacionais. O primeiro curso a utilizar esse recurso é o mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (MPSG&DS), que será oferecido simultaneamente para alunos do Rio de Janeiro e de Brasília. Todas as aulas serão gravadas e, futuramente, disponibilizadas em acesso aberto em um repositório institucional. A ENSP é a única unidade da Fiocruz a oferecer essa tecnologia em seus cursos stricto e lato sensu. Com a videoconferência será possível aumentar a integração entre essas outras unidades e também com outras instituições nacionais e internacionais, ampliando o escopo de disciplinas oferecidas para os alunos. A aula inaugural do curso acontecerá em 11 de abril, às 9h30, na ENSP. No salão internacional da Escola, haverá um telão com transmissão ao vivo para todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia.

 

A palestra de abertura, intitulada Mudanças e tendências do sistema mundial e a perspectiva brasileira, será proferida pelo cientista político e professor do Instituto de Economia da UFRJ José Luis Fiori. Esse mestrado profissional, coordenado pela pesquisadora Célia Almeida, é realizado com a colaboração da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e de várias outras instituições, internas e externas à Fiocruz. Ele foi concebido na perspectiva de estreitar o diálogo entre as áreas de saúde, diplomacia e relações internacionais e atender às necessidades do cotidiano de trabalho dos profissionais dessas áreas, além de estimular a produção de conhecimentos voltada para esse diálogo. Pretende-se, ainda, contribuir para o fortalecimento da cooperação internacional do Brasil em saúde, sobretudo entre os países em desenvolvimento.

 

De acordo com o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, esse processo pioneiro amplia o acesso dos alunos aos cursos e disciplinas, pois possibilita uma maior integração entre as unidades da Fiocruz e as disciplinas, o que também facilita o acesso de alunos aos nossos cursos, a cursos de outras unidades da Fundação e outros cursos, inclusive internacionais. “Neste primeiro momento estamos articulando toda a pós-graduação da Fiocruz. Esse grande progresso descentraliza e promove a integração. Hoje, só a ENSP oferece videoconferência com foco educacional. Isso é um pioneirismo total para a área de educação”, disse ele.

 

ENSP adota videoconferência com fins educacionaisO diretor ressaltou, ainda, que esse curso não é oferecido na modalidade a distância. “Ele é um curso presencial oferecido por meio do uso dessa tecnologia, que é a videoconferência. Para tanto, a Escola investiu na compra de equipamento de alta qualidade para a recepção, gravação e transmissão de imagens e outros dispositivos que permitissem a interatividade entre professores e alunos”, explicou Antônio Ivo.

 

Uma primeira versão experimental do uso da videoconferência foi feita na ENSP no ano de 2010 com a disciplina Metodologia da Pesquisa Social II: as Técnicas de Investigação, que foi coordenada pelo vice-diretor de Escola de Governo da ENSP, Marcelo Rasga Moreira. Ela foi direcionada tanto para alunos matriculados no mestrado em Saúde Pública no Rio de Janeiro, quanto para aqueles matriculados no mesmo curso, mas oferecido pelo Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR-Fiocruz Minas). De acordo com a vice-diretora de Pós-Graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça, na experiência vivida em 2010 foi possível identificar necessidades e também demandas, inclusive sobre o uso de recursos técnicos e educacionais utilizados.

 

A coordenadora de Tecnologia da Informação da ENSP, Valéria da Silva Fonseca, esclareceu que muito embora o volume da demanda de videoconferência tenha crescido muito no último ano, é comum o usuário ainda se confundir entre webconferência e videoconferência. “A videoconferência está disponível hoje de forma inovadora para o mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (MPSG&DS). Ele ocorrerá de maneira modular ao longo de um ano, interligando a Fiocruz Brasília e a ENSP, em períodos de uma semana por mês. A possibilidade de alcance entre pontos que podem estar simultaneamente em outros estados ou países é um recurso valiosíssimo e estratégico que agrega valor aos diálogos demandados no campo da pesquisa, do ensino e da gestão”, comentou.

 

Além do compartilhamento de disciplinas, os docentes da ENSP também podem utilizar a videoconferência de maneira pontual como um recurso educacional em apenas uma aula, por exemplo. As solicitações devem ser feitas pelo e-mail videoconferencia@ensp.fiocruz.br. “Neste momento buscamos esclarecer quais as necessidades do usuário e informamos sobre os dados que necessitamos para o planejamento e implementação de sua demanda”, concluiu Valéria. 



Nenhum comentário para: ENSP adota videoconferência com fins educacionais