Busca do site
menu

PMAQ: prorrogado prazo de inscrições para entrevistadores

ícone facebook
Publicado em:13/04/2012
A Escola Nacional de Saúde Pública prorrogou o prazo das inscrições para seleção dos entrevistadores da fase 3 do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) nos estados do Paraná e de Tocantins. O novo prazo vai até o dia 16 de abril e as inscrições devem ser feitas aqui. O PMAQ busca assegurar maior acesso e qualidade nos serviços de atenção básica, de acordo com as necessidades concretas da população.
 
O PMAQ está organizado em quatro fases, que se complementam e conformam um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. São elas: a adesão e contratualização (fase 1); desenvolvimento (fase 2); avaliação externa (fase 3); e recontratualização (fase 4). São atribuições do entrevistador da fase 3 realizar a observação e o registro das unidades básicas de saúde nos municípios dos estados acima citados; aplicar instrumento de coleta de dados junto aos profissionais das equipes de atenção básica e aos usuários nas unidades; enviar resultados coletados e elaborar relatórios do trabalho de campo.
 
Nesta quarta-feira (4/4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou em Brasília o componente de avaliação externa do PMAQ (fase 3). Na ocasião, ele falou sobre o início do trabalho de campo, citando as metas e os materiais utilizados pelos profissionais em campo. As pesquisadoras da ENSP e integrantes do projeto Helena Seidl e Márcia Fausto participaram do encontro.
 
PMAQ: prorrogado prazo de inscrições para entrevistadores
 
Para participar da seleção de entrevistadores é necessário ter, preferencialmente, nível superior, com experiência na área de saúde e coleta de dados primários, habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade, disponibilidade para viajar e boa capacidade de comunicação. De acordo com uma das responsáveis pelo projeto na ENSP, a pesquisadora Márcia Fausto, o trabalho, além de buscar um panorama nacional da atenção básica no país, possibilita a inclusão de novos alunos e alunos egressos e o desenvolvimento de teses e artigos na instituição.
 
A seleção e treinamento ocorrerão no mês de abril e o início do trabalho de campo está previsto para o mês de maio, com duração de 3 a 5 meses. Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário disponível aqui.

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: PMAQ: prorrogado prazo de inscrições para entrevistadores