Busca do site
menu

Reunião discute desenvolvimento e gestão de RH no Peru

ícone facebook
Publicado em:29/03/2012

Reunião discute desenvolvimento e gestão de RH no PeruCom o objetivo de contribuir para o fortalecimento, a formulação, a implementação e a gestão dos recursos humanos em saúde, em especial nas áreas técnicas da agenda de saúde da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, está em Lima, Peru, para participar da III Reunião do Grupo de Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos em Saúde da Unasul, realizada nos dias 29 e 30 de março. Durante essa reunião, também acontecerá a transferência da Coordenação Titular do Grupo Técnico de Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos em Saúde da Unasul, hoje exercida pelo Peru, para o Brasil. O diretor da ENSP participa do evento como representante do Brasil pela Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp-Unasul), da qual é secretário executivo.

 

De acordo com o programa, uma das funções centrais do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos (GT de RHUS) na agenda de saúde da Unasus é apoiar todos os países membros no fortalecimento de suas capacidades nacionais e subregionais, para a condução, formulação, implementação e avaliação de políticas e planos de longo prazo que respondam aos desafios críticos referentes aos recursos humanos em saúde e às necessidades de desenvolvimento de recursos humanos identificadas em outros quatro componentes da agenda de saúde da Unasul. Esse GT faz parte do Conselho Sul-Americano de Saúde da Unasul.

 

Entre os objetivos específicos da reunião estão a avaliação do Plano Quadrienal 2010-2015 e do Plano Operacional de 2011; a elaboração do Plano Anual 2012; a descrição das realizações e desafios das redes institucionais estruturantes, do Programa de Bolsas e do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags); a divulgação e o debate dos avanços do processo da Agenda articulada com o Plano Quadrienal de Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos da Unasul 2010- 2015, com espaços subregionais e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); e, por fim, a identificação de temas de desenvolvimento e gestão de recursos humanos globais em saúde para a Unasul.

 

Na ocasião, Antônio Ivo de Carvalho também vai apresentar o sítio eletrônico da Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp-Unasul). O site da Rede foi desenvolvido pela equipe de analistas de Tecnologia de Informação da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) e está funcionando em fase de teste. Nele, serão disponibilizadas notícias atualizadas das cooperações técnicas entre o Brasil e os outros países membros da Unasul, documentos norteadores e espaços para troca, como comunidades e fóruns. A Resp tem caráter governamental, se articula com as políticas nacionais de saúde e se constitui em um espaço de vinculação e produção de novas tecnologias, contribuindo, assim, para o aperfeiçoamento dos sistemas de saúde da região. Ela é uma rede sociotécnica capaz de agilizar, ampliar e promover o debate entre as instituições formadoras e buscar experiências bem-sucedidas, sendo parte integrante das redes de instituições estruturantes de saúde da Unasul.

 

Esse encontro conta com a participação de um representante do Secretário da Unasul Saúde; 12 representantes do Grupo Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos Sul-Americana da Saúde do Conselho da Unasul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela; três representantes da Rede de Institutos Nacionais de Saúde (Rins-Unasul); um representante da Rede de Escolas Técnicas em Saúde (Rets-Unasul); três representantes da Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp-Unasul); um representante da Rede de Institutos Nacionais de Câncer (Rincon-Unasul); um sul-americano representante do Instituto de Governo em Saúde (Isags-Unasul); dois representantes da Opas/OMS; dois representantes do Corpo de Saúde Andina - Hipólito Unanue - Oras-Conhu; um representante do Ministério das Relações Exteriores do Peru; três representantes do Ministério da Saúde do Brasil; e dez representantes do Ministério da Saúde do Peru.



Nenhum comentário para: Reunião discute desenvolvimento e gestão de RH no Peru