Busca do site
menu

Evento discute tendências do sistema mundial

ícone facebook
Publicado em:28/03/2012

Na primeira década do século XXI, a cooperação internacional assumiu caráter estratégico na política externa brasileira, ao mesmo tempo que a saúde passou a ser reconhecida como tema prioritário na agenda nacional de cooperação sul-sul. Para tratar deste tema, a ENSP receberá o cientista político e professor do Instituto de Economia da UFRJ, José Luis Fiori, para a conferência de abertura do mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (MPSG&DS). A palestra Mudanças e tendências do sistema mundial e a perspectiva brasileira acontecerá na ENSP e será transmitida por videoconferência para os alunos do curso – que são do Rio de Janeiro e Brasília. No salão internacional da Escola, haverá um telão com transmissão ao vivo para todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia. O encontro está marcado para o dia 11 de abril às 9h30.

 

O mestrado profissional será realizado com a colaboração da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e de várias outras instituições, internas e externas à Fiocruz. A coordenação do curso está a cargo da pesquisadora Célia Almeida, e seu objetivo é capacitar alunos para analisar e discutir relações entre a dinâmica do sistema mundial e seu impacto sobre a saúde das populações, em nível nacional e internacional, e também atuar nos âmbitos da saúde global e da diplomacia da saúde.

 

O Brasil vem consolidando sua inserção no sistema mundial. Entretanto, não existem ainda suficientes profissionais capacitados para atuar nesse âmbito. Pretende-se, com este curso, responder às demandas de formação de profissionais que atuam nas áreas de saúde global e diplomacia da saúde, incluída a cooperação internacional.


Este mestrado foi concebido na perspectiva de estreitar o diálogo entre as áreas de saúde, diplomacia e relações internacionais e atender às necessidades do cotidiano de trabalho dos profissionais que atuam nessas áreas, além de estimular a produção de conhecimentos voltada para esse diálogo. Pretende-se ainda contribuir para o fortalecimento da cooperação internacional do Brasil em saúde, sobretudo entre os países em desenvolvimento.
 

Conheça o palestrante:

 

José Luís Fiori graduou-se em Sociologia e fez mestrado em Economia, ambos na Universidade do Chile, entre 1965 e 1973. Foi aluno de alguns dos principais autores da economia política estruturalista da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Doutorou-se em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e hoje é livre-docente e professor titular de Economia Política Internacional no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Suas teses de doutorado e de livre-docência, feitas entre 1984 e 1989, foram sobre a formação histórica e a crise do ‘estado desenvolvimentista’, no Brasil na década de 1980.  Coordenou uma pesquisa internacional comparativa sobre transformações capitalistas e ajustes nacionais na Espanha, Itália, Coreia, Japão e América Latina nos anos 1980. Em 1993, atuou como consultor convidado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente, é coordenador de um programa de pesquisa internacional comparada e de um projeto editorial no campo da economia política internacional que começou no início da década de 1990. No segundo semestre do ano acadêmico de 2004/2005, esteve na Universidade de Cambridge como professor convidado da Faculdade de Economia Política.

 

Ele colabora regularmente com várias revistas e jornais brasileiros e já publicou 12 livros, 2 deles premiados com o Jabuti: Poder e dinheiro - 1° lugar em 1998; e Polarização mundial e crescimento - 2° lugar em 2002. Foi eleito, em 2001, Homem de Ideias pelo Jornal do Brasil. Seu último livro, O poder americano, foi editado em 2004.

                    Evento discute tendências do sistema mundial


Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Evento discute tendências do sistema mundial

1 comentários
PATRICIA AZEVEDO FEITOSA
03/04/2012 13:23
Qdo se twitta a notícia o link não vai.... de que adianta?