Busca do site
menu

Pesquisas da ENSP em destaque no Dia Mundial da Água

ícone facebook
Publicado em:22/03/2012

"A menos que melhoremos a nossa capacidade de usar a água na agricultura, praticando-a com sensatez, não conseguiremos acabar com a fome e vamos abrir a porta a uma série de outros problemas, incluindo a seca e a instabilidade política", declarou Ban Ki-moon, secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), neste Dia Mundial da Água. Celebrado em 22 de março, a campanha deste ano tem como tema central a segurança alimentar. Com inúmeras linhas de ação, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca tem contribuído para a melhoria das condições de vida da população por meio de projetos e pesquisa na área. Em comemoração a este dia, o Informe ENSP selecionou estudos sobre segurança alimentar desenvolvidos na Escola sob diferentes perspectivas.

 

Pesquisas da ENSP em destaque no Dia Mundial da ÁguaO Dia Mundial da Água é comemorado desde 1993 e foi fomentado na ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Eco-92). Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país. No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano.

 

Neste Dia Mundial da Água, a Onu também está convocando todos os parceiros a utilizarem plenamente a oportunidade proporcionada pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) de ligar os pontos entre a segurança da água e a segurança alimentar e nutricional no contexto de uma economia verde. “A água vai desempenhar um papel central na criação do futuro que queremos”, afirmou Ban Ki-moon.

 

Pesquisa de parasitos na água

 

O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da ENSP Antonio Duarte e Valmir Laurentino sobre pesquisa de parasitos na água amplia as possibilidades de agregar metodologias que avaliem a qualidade da água para consumo humano. Realizado nos municípios de Angra dos Reis e Paraty, nas tribos indígenas Guarani, o trabalho, segundo os pesquisadores do Departamento de Ciências Biológicas, complementa a vigilância da qualidade da água convencionalmente estabelecida por meio da análise físico-química e microbiológica. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a UFF e a Funasa e visa levantar a possibilidade de contaminação dessa água com formas evolutivas de helmintos e protozoários por meio de exames parasitológicos e imunológicos, que permitem a pesquisa de antígenos de criptosporídeos, amebas e giárdias.

 

Alimentação e nutrição

 

Há 15 anos na ENSP, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan/CSEGSF/ENSP) vem ampliando suas ações dentro e fora da instituição. No interior da Escola, o Cecan trabalha no desenvolvimento de linhas de pesquisa e no âmbito da promoção da saúde, desenvolvendo ações que visam estimular hábitos de vida saudáveis entre os funcionários. Além disso, o Centro está trabalhando em rede, com diversas outras instituições, para disseminar a importância de articular a alimentação e a cultura com alimentação saudável. O Cecan/Sudeste é coordenado pela pesquisadora da ENSP, Denise Cavalcante de Barros.

 

Formação de recursos humanos

 

A educação alimentar e nutricional pode ser uma estratégia para o enfrentamento de diversas situações inadequadas em relação à alimentação e nutrição e à saúde; portanto, está sendo desenvolvido pela ENSP um curso voltado aos gestores do programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (PBF/MDS). Seu principal foco é capacitar esses gestores e demais profissionais que atuam no PBF para articular políticas, programas e projetos nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social nos municípios brasileiros, visando, assim, à qualificação da assistência prestada aos beneficiários do programa Bolsa Família. 

 

O acordo de cooperação técnica foi firmado no final de 2009 e, além desse curso, prevê um encontro nacional de Educação Alimentar e Nutricional para professores e profissionais que atuam na área; a elaboração de um manual sobre Educação Alimentar e Nutricional no Brasil, para ser usado como referência nacional; e a integração de ações de Educação Alimentação e Nutrição entre os ministérios envolvidos e órgãos afins. O curso está sob a responsabilidade da pesquisadora da ENSP e coordenadora do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição da região Sudeste (Cecan/CSEGSF/ENSP), Denise Barros, e da pesquisadora da Fiocruz Brasília Denise Oliveira e Silva.

 

Fomento a políticas mais saudáveis

 

As pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Rosana Magalhães, do Departamento de Ciências Sociais (DCS), e Denise Cavalcante de Barros, do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan), irão coordenar duas oficinas preparatórias para o evento mundial World Nutrition Rio2012, promovido pela Associação Mundial de Nutrição e Saúde Pública (WPHNA) e a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). O evento, que acontecerá junto com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, coloca a cidade do Rio de Janeiro no centro das discussões sobre os campos da saúde pública, meio ambiente e desenvolvimento.

O World Nutrition Rio2012 abordará os enormes e complexos desafios contemporâneos para aqueles que atuam na área de alimentação e nutrição em saúde coletiva, de forma que todas as sessões foram concebidas a fim de garantir o diálogo e o debate, sendo também um espaço para compartilhamento de experiências. O tema geral do congresso é Conhecimento, política e ação, o que significa a tradução da melhor evidência para políticas e programas efetivos que protejam, preservem e melhorem a saúde das populações em todo o mundo.



Nenhum comentário para: Pesquisas da ENSP em destaque no Dia Mundial da Água