Busca do site
menu

Terceira edição de 2012 dos CSP disponível na web

ícone facebook
Publicado em:19/03/2012

Terceira edição de 2012 dos CSP disponível na webO volume 28 (fascículo 3) da revista Cadernos de Saúde Pública da ENSP já está disponível para leitura. O Editorial, produzido pelo pesquisador da ENSP Evandro Coutinho, em parceria com Jerson Laks, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, discute a relevância da pesquisa epidemiológica para o estudo da saúde mental do idoso no Brasil. A publicação conta ainda com 17 artigos originais de pesquisa, sendo 2 com a colaboração de pesquisadores da Escola, abordando temas como: serviços de saúde, medicamentos, saúde do idoso, políticas de saúde, doenças transmissíveis, entre outros, além de 2 resenhas.

Em Avaliação da adequação da assistência pré-natal na rede SUS do Município do Rio de Janeiro, Brasil, Rosa Maria Soares Madeira Domingues (Ipec/Fiocruz), Zulmira Maria de Araújo Hartz (Universidade Nova de Lisboa), Marcos Augusto Bastos Dias (IFF/Fiocruz) e Maria do Carmo Leal (ENSP/Fiocruz) destacam que a persistência de desfechos perinatais negativos no município do Rio de Janeiro sugere problemas na qualidade da assistência pré-natal. Por esse motivo, os pesquisadores promoveram um estudo com a finalidade de avaliar a adequação da assistência pré-natal na rede do SUS no Rio de Janeiro, no período 2007 - 2008, entrevistando 2.422 gestantes em atendimento nos serviços de pré-natal de baixo risco. Entre as conclusões, o grupo ressalta que ‘estratégias de ampliação da captação precoce das gestantes e melhor utilização dos contatos com os serviços para a realização de ações de atenção à saúde são prioritárias para a reversão desse quadro’.

 

O segundo artigo que conta com a participação da ENSP é Articulação da indústria farmacêutica brasileira com o exterior: há evidências de especialização regressiva?, de Fábio Batista Mota e José Eduardo Cassiolato, ambos do Instituto de Economia da UFRJ, junto com Carlos Augusto Grabois Gadelha (ENSP/Fiocruz). Segundo os autores, o objetivo do trabalho é investigar se há indícios de especialização regressiva no padrão de comércio exterior da indústria farmacêutica brasileira a partir da liberalização comercial dos anos 1990. Foi realizada uma análise estatística descritiva valendo-se de dados de comércio exterior de produtos farmacêuticos e químicos orgânicos, disponíveis no sistema ALICEweb, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, abrangendo os períodos 1989-1995 e 1996-2008. Os resultados, sobretudo a evolução do padrão de comércio com países desenvolvidos, sugerem indícios de especialização regressiva.

 

Todos os artigos que integram o volume 28 (fascículo 3) da Cadernos de Saúde Pública da ENSP estão disponíveis aqui.

 

CSP em 2011

 

Com um total de 15 fascículos publicados no ano de 2011, totalizando 12 publicações mensais e 3 suplementos , a revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) consolida, este ano, uma trajetória que vem se delineando há algum tempo, de grande captação de artigos junto à comunidade de pesquisadores em Saúde Coletiva, não só no Brasil, mas também em países da América Latina e até mesmo da América do Norte, destaca um dos editores da revista, Carlos Coimbra, pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP). Segundo ele, muitos são os fatores que contribuem para o aumento do interesse dos autores em enviar artigos, mas o fato de ser uma revista de acesso aberto e amplamente indexada internacionalmente, com certeza, é um dos mais significativos para a escolha dos autores pela publicação no CSP.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Terceira edição de 2012 dos CSP disponível na web