Busca do site
menu

Inscrições abertas para curso de serviços farmacêuticos

ícone facebook
Publicado em:29/03/2012

Inscrições abertas para curso de serviços farmacêuticosEstão abertas até 30 de março as inscrições para o curso Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária em Saúde, coordenado pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública, em colaboração com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e com financiamento do Ministério da Saúde. O curso está disponível no Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) e oferece 90 vagas para a região das Américas, sendo 25 para o Brasil e cinco para países africanos de língua oficial portuguesa.

 
O curso tem o objetivo de promover o desenvolvimento de serviços farmacêuticos com base em cuidados de saúde primários, através do reforço da capacidade dos dirigentes e gerentes dessa área em diferentes níveis. De acordo com a coordenadora, a pesquisadora do NAF/ENSP Vera Lúcia Luiza, sua primeira versão foi lançada em 2009, na República Dominicana, com a proposta de discutir princípios e estratégias que resultassem em projetos de intervenção dos alunos em seu âmbito de atuação. A edição piloto foi formada em 2010, com uma turma composta de 30 pessoas, oriundas de 13 países. 
 
Inscrições abertas para curso de serviços farmacêuticosA primeira versão do curso foi disponibilizada apenas em espanhol, mas a nova turma também terá tradução e adaptação para a língua portuguesa. O treinamento dos tutores foi realizado entre 28 de fevereiro e 2 de março, na Colômbia, com participação das pesquisadoras da ENSP Isabel Emmerick e Luisa Arueira. “A nova edição do curso acontece em um momento feliz, em que o Brasil tem desenvolvido uma série de iniciativas pelo Departamento de Assistência Farmacêutica do MS, no mesmo caminho de estruturação e fortalecimento dos serviços farmacêuticos em APS no país. Tivemos a publicação de portarias, diretrizes e o governo Brasileiro está realmente interessado no projeto, de forma que essa segunda fase é financiada pelo Ministério”, explicou Vera.
 
O acesso ao curso também está disponível no CVSP Brasil, o que, de acordo com Vera, fortalece a sua proposta. “No processo estratégico de fortalecimento dos serviços farmacêuticos nas Américas proposto pelo curso, o CVSP foi escolhido como um espaço de disponibilização pela sua proposta e pelo processo de construção coletiva entre os países. A ENSP coordena o nodo Brasil do CVSP e participa ativamente desse processo de fortalecimento.”
 
A convocatória para o curso está on-line e a chamada em português é de responsabilidade da Opas Brasil e do Ministério da Saúde. As inscrições estão abertas até 30 de março e a previsão de início do curso é dia 3 de maio.
 
Crédito foto capa: Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP)


Inscrições abertas para curso de serviços farmacêuticos

5 comentários
CELESTE DA SILVA PEREIRA
20/03/2012 09:04
como faço para envira minha inscriçao me de um link por favor
CELESTE DA SILVA PEREIRA
20/03/2012 08:59
mas para afzer amtricula esta tudo em espanhol aia como faço para responder e tb como faço para enviar pois nao tem um link para depois de reponder folha ´para enviar depopis de fazre matytricula como faço para enviar pois estou muito interessada em fazre curso
LUISA ARUEIRA CHAVES
19/03/2012 14:02
Prezada Celeste, Conforme contato por e-mail, segue o link com o passo-a-passo para realizar a solicitação de inscrição no curso: http://www.campusvirtualsp.org/?q=es/node/966 Caso ainda tenha dúvidas, por favor, contacte-nos, Luisa Arueira
CELESTE DA SILVA PEREIRA
19/03/2012 08:24
ola gostaria de saber como faço para realizar a min ha inscriaçao pos nao estou conseguindo
CELESTE DA SILVA PEREIRA
17/03/2012 18:19
quero saber como faço para me inscrever