Inscrições abertas para curso de serviços farmacêuticos

Publicada em
 
 
 

Estão abertas até 30 de março as inscrições para o curso Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária em Saúde, coordenado pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública, em colaboração com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e com financiamento do Ministério da Saúde. O curso está disponível no Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) e oferece 90 vagas para a região das Américas, sendo 25 para o Brasil e cinco para países africanos de língua oficial portuguesa.

 
O curso tem o objetivo de promover o desenvolvimento de serviços farmacêuticos com base em cuidados de saúde primários, através do reforço da capacidade dos dirigentes e gerentes dessa área em diferentes níveis. De acordo com a coordenadora, a pesquisadora do NAF/ENSP Vera Lúcia Luiza, sua primeira versão foi lançada em 2009, na República Dominicana, com a proposta de discutir princípios e estratégias que resultassem em projetos de intervenção dos alunos em seu âmbito de atuação. A edição piloto foi formada em 2010, com uma turma composta de 30 pessoas, oriundas de 13 países. 
 
A primeira versão do curso foi disponibilizada apenas em espanhol, mas a nova turma também terá tradução e adaptação para a língua portuguesa. O treinamento dos tutores foi realizado entre 28 de fevereiro e 2 de março, na Colômbia, com participação das pesquisadoras da ENSP Isabel Emmerick e Luisa Arueira. “A nova edição do curso acontece em um momento feliz, em que o Brasil tem desenvolvido uma série de iniciativas pelo Departamento de Assistência Farmacêutica do MS, no mesmo caminho de estruturação e fortalecimento dos serviços farmacêuticos em APS no país. Tivemos a publicação de portarias, diretrizes e o governo Brasileiro está realmente interessado no projeto, de forma que essa segunda fase é financiada pelo Ministério”, explicou Vera.
 
O acesso ao curso também está disponível no CVSP Brasil, o que, de acordo com Vera, fortalece a sua proposta. “No processo estratégico de fortalecimento dos serviços farmacêuticos nas Américas proposto pelo curso, o CVSP foi escolhido como um espaço de disponibilização pela sua proposta e pelo processo de construção coletiva entre os países. A ENSP coordena o nodo Brasil do CVSP e participa ativamente desse processo de fortalecimento.”
 
A convocatória para o curso está on-line e a chamada em português é de responsabilidade da Opas Brasil e do Ministério da Saúde. As inscrições estão abertas até 30 de março e a previsão de início do curso é dia 3 de maio.
 
Crédito foto capa: Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP)

5 comentários para "Inscrições abertas para curso de serviços farmacêuticos"

 

  1. CELESTE DA SILVA PEREIRA

    como faço para envira minha inscriçao me de um link por favor

  2. CELESTE DA SILVA PEREIRA

    mas para afzer amtricula esta tudo em espanhol aia como faço para responder e tb como faço para enviar pois nao tem um link para depois de reponder folha ´para enviar depopis de fazre matytricula como faço para enviar pois estou muito interessada em fazre curso

  3. LUISA ARUEIRA CHAVES

    Prezada Celeste, Conforme contato por e-mail, segue o link com o passo-a-passo para realizar a solicitação de inscrição no curso: http://www.campusvirtualsp.org/?q=es/node/966 Caso ainda tenha dúvidas, por favor, contacte-nos, Luisa Arueira

  4. CELESTE DA SILVA PEREIRA

    ola gostaria de saber como faço para realizar a min ha inscriaçao pos nao estou conseguindo

  5. CELESTE DA SILVA PEREIRA

    quero saber como faço para me inscrever

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.