Busca do site
menu

ENSP lança pacote de novas mídias

ícone facebook
Publicado em:13/03/2012
ENSP lança pacote de novas mídiasPrestes a iniciar o ano letivo de 2012, a Escola Nacional de Saúde Pública lança um pacote de novas mídias, que traz a reformulação do seu portal de notícias, o lançamento da ENSP TV e a transmissão própria dos eventos realizados na Escola. O novo Portal de Notícias entra no ar nesta segunda-feira (12/3) e, junto com a WebTV , vai oferecer aos pesquisadores, professores, alunos e aos demais profissionais do campo da saúde um novo conceito de mídia moderna e de alta tecnologia, criada especificamente para tornar mais eficiente a comunicação e a informação entre todos.  
 
O ‘pacote de comunicação’ foi desenvolvido pelos profissionais da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP (CCI). A ideia do novo informativo, segundo a coordenadora da CCI, Ana Furniel, é aproveitar o conceito já tradicional de uma agência de notícias, associando-a a novos tipos de mídias de comunicação, com a tecnologia de portais e reforçando a integração com as redes sociais. Já a ENSP TV foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o relacionamento entre funcionários e usuários de seus serviços, tendo como proposta possibilitar a maior circulação de informação no ambiente organizacional. A programação será montada com inserções de notícias e vinhetas sobre as atividades da Escola, e a grade será dividida com a WebTV Fiocruz, da Comunicação Social da Presidência da Fundação. 
 
Abaixo, a coordenadora da CCI/ENSP, Ana Furniel, fala sobre as novidades do Informe ENSP, a iniciativa da Escola de transmitir os eventos realizados e o desenvolvimento da ENSP TV.
 
Informe ENSP: Quais ferramentas fazem parte do pacote de novas mídias inaugurado em março pela Escola Nacional de Saúde Pública? 
 
ENSP lança pacote de novas mídiasAna Furniel: Chamamos de pacote porque o lançamento de duas grandes ferramentas acontece quase simultaneamente: o novo Portal de Notícias e a WebTV ENSP. Além disso, a Escola passou a fazer as transmissões dos seus eventos, que antes eram feitas pela Rede Fiocruz. A direção da Escola adquiriu equipamentos necessários e passaremos a agendar todas as transmissões de eventos realizados aqui.
 
Informe ENSP: Quais são as novidades do Informe ENSP
 
Ana Furniel: O Informe ENSP tem dois canais de divulgação: um é a Newsletter, a qual todos os assinantes recebem por e-mail diariamente. Esse boletim é uma das formas de divulgar aos assinantes do Informe as novas notícias do Portal. Esse boletim não sofrerá mudanças agora, mas uma modificação no seu layout está prevista para o futuro.
 
O que estamos lançando agora é um novo Portal de Notícias. O que fizemos foi aproveitar o conceito já tradicional de uma agência de notícias e associá-la a novos tipos de mídias de comunicação, com a tecnologia de portais. Ou seja, nesse novo portal de notícias, temos todas as notícias divulgadas na ENSP, com busca integrada, material multimídia disponível para os leitores, como vídeos do canal YouTube ENSP, apresentação de eventos, galeria de fotos e isso tudo quase em tempo real. As mídias serão inseridas da forma mais rápida possível.
 
Outra novidade é que buscamos e reforçamos a integração com as redes sociais. Hoje a nossa divulgação se dá em várias mídias; portanto, temos que diversificar tanto o conteúdo quanto a forma de chegar aos nossos leitores, já que o conceito de leitor mudou junto com a comunicação. 
 
Hoje, nossas postagens no Facebook ganham textos diferentes do mesmo material veiculado no Informe. Há uma interação muito grande com o público através das redes, pois recebemos informações, eles publicam em nossa página, comentam as matérias, enfim, deixam de ser apenas leitores e passam a ser nossos colaboradores. Para isso funcionar, temos que estar constantemente antenados com a mudança das mídias e do público.
 
ENSP lança pacote de novas mídias
 
 
Além disso, a área de comentários nas notícias também voltou, com mudanças para garantir seu funcionamento sem causar problemas com a divulgação na internet, e respeitando as regras de publicação e privacidade. É importante ressaltar que, para toda essa mudança, tivemos que fazer um enorme investimento em uma nova ferramenta de publicação que integre portal, redes, informe etc. A equipe de tecnologia da CCI foi incansável para se atingir esse resultado.
 
Informe ENSP: Qual é o objetivo da ENSP TV? 
 
Ana Furniel: Entra no ar, nesta terça-feira, 13 de março, a ENSP TV, o canal de televisão corporativo da Escola, que traz um novo conceito de mídia moderna de alta tecnologia, criada especificamente para tornar mais eficiente a comunicação e a informação entre todos. Até o momento, são quatro televisores instalados na Escola, sendo dois no andar térreo, um no segundo andar e um no quarto andar, transmitindo, das 8 às 17 horas, notícias veiculadas pela ENSP TV, produzidas pela Coordenação de Comunicação Institucional da Escola, e da WebTV Fiocruz, da Comunicação Social da Presidência da Fundação.
 
A programação inicial oferecida pela ENSP TV contém informações científicas e acadêmicas, com material produzido na Escola, além de informações que circulam no canal da Fiocruz, agenda de eventos, material veiculado pelo Twitter, parte do material produzido pela equipe de jornalismo do Informe ENSP, temas internos à Escola, entre outros assuntos. 
 
Em uma segunda etapa de implantação, a ENSP TV contará com uma programação exclusiva para o Centro de Saúde Escola, focada na prevenção, promoção e educação em saúde, nesse primeiro momento com material produzido pelo Ministério da Saúde, Canal Saúde e parceiros – principalmente pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, que tem conteúdos voltados para os centros de saúde da rede SUS. No futuro, a ideia é incluir a programação de vídeos produzidos pela equipe de jornalismo da ENSP. 
 
Informe ENSP: Por que a ENSP decidiu investir na transmissão dos eventos realizados na Escola? 
 
Ana Furniel: A ENSP tem atuado ativamente na organização de simpósios, seminários, centros de estudos e atividades científicas que despertam grande interesse em profissionais que atuam em outros municípios, estados e países, e que pela distância não podem comparecer a esses eventos. Por esse motivo a transmissão de eventos pela internet se configura em um importante instrumento de divulgação e integração. Além disso, recentemente, a ENSP aderiu ao Movimento Internacional de Acesso Livre ao Conhecimento, sendo importante disponibilizar os materiais de nossos eventos, entre eles, os vídeos gravados com os palestrantes.
 
A Rede Fiocruz não está mais oferecendo o serviço de transmissão de eventos. E mesmo quando ainda o tinha, já havia a decisão da direção de oferecer o serviço aqui na Escola, pois as transmissões eram agendadas de forma centralizada e precisava atender a toda a Fiocruz. Dessa forma, não era possível garantir a transmissão de todos os eventos, como o Centro de Estudos da ENSP, as aulas inaugurais, sessões científicas etc. Com a transmissão aqui na Escola, garantimos um maior número de eventos e também uma facilidade maior na entrada das gravações na nossa Biblioteca Multimídia. 
 
Vale lembrar que as transmissões são realizadas nos eventos agendados no salão internacional e auditório térreo. Nas demais, não temos como transmitir por falta de infraestrutura, como mesa de som, equipamentos necessários, cabeamento etc. O agendamento será feito em breve pela internet no mesmo sistema de agendamento de salas. A responsabilidade pelo sistema é da CCI. 
 
É importante para nós que todos os profissionais da escola nos enviem suas críticas, elogios e sugestões para oferecermos um serviço de melhor qualidade. Em caso de dúvida em relação ao funcionamento do novo Informe ENSP, da ENSP TV, ou do sistema de transmissão de eventos, o usuário deverá entrar em contato direto com a Coordenação de Comunicação Institucional por meio do e-mail informe@ensp.fiocruz.br ou pelos telefones (21) 2598-2453 ou 2598-2995.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: ENSP lança pacote de novas mídias