Busca do site
menu

Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos disponível na internet

ícone facebook
Publicado em:13/03/2012

O Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (Rebec) é uma plataforma virtual de acesso livre para registro de estudos experimentais e não experimentais realizados em seres humanos, em andamento ou finalizados, por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O Rebec é um projeto conjunto do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/MS), da Organização Panamericana de Saúde (Opas) e da Fiocruz. O comitê executivo do Rebec é composto pelas instituições supracitadas e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Rebec é de propriedade pública, gerenciado pela Fundação Oswaldo Cruz. Todos os detalhes dos estudos registrados no Rebec estão disponíveis ao público. O registro é voluntário, sem qualquer custo, mas se o registrante decide registrar um estudo, alguns campos são de preenchimento obrigatório. Os campos de preenchimento obrigatório do Rebec atendem ao conjunto de dados mínimos requeridos pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Após a revisão e no momento da publicação do estudo no site do Rebec, o estudo recebe um número de registro único. A responsabilidade pelo registro e informação dos estudos é do patrocinador. Os dados do ensaio não serão removidos após serem registrados.

Fruto de um esforço conjunto do Ministério da Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), da Organização Panamericana de Saúde (Opas) e do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o Rebec aumenta a eficácia dos esforços dos ensaios clínicos ao divulgar os estudos que não são publicados em revistas científicas, reduzindo o viés da publicação. Desse modo, o Rebec torna-se uma importante fonte de informação para pacientes, profissionais de saúde, pesquisadores, empresas e centros de pesquisa, propiciando maior interação e inserção internacional.


Fonte: Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos disponível na internet

1 comentários
MARCOS EDUARDO PEREIRA DE LIMA
14/03/2012 20:15
sem sombra de dúvidas as publicações desses materiais serão importantes para a pesquisa no Brasil.