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Rede de Escolas finaliza curso de gestão e comunicação

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Publicado em:05/03/2012

Está acontecendo na ENSP, até o dia 9 de março, a terceira e última unidade de aprendizagem do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Dialógica e Comunicação para a Gestão Escolar, realizado pela Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública. A mesa de abertura contou com a presença da coordenadora da Secretaria Executiva da Rede, Tânia Celeste Matos Nunes, a coordenadora adjunta da Secretaria Executiva da Rede, Rosa Maria Pinheiro Souza, e da coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP, Ana Furniel, representando a Direção da Escola. Na ocasião, Ana Furniel apresentou o novo site da Rede de Escolas e destacou a importância de maior participação das 42 instituições que compõem a Rede.

Também na mesa de abertura, Tânia Celeste lembrou que o desenvolvimento deste curso foi resultado de necessidades identificadas pelas próprias escolas e apontadas na Pesquisa Nacional de Escolas de Saúde Pública, que teve como objetivo verificar como as escolas estavam preparadas para enfrentar os desafios permanentes do SUS local. A pesquisa foi realizada com 18 escolas de saúde pública brasileiras, com apoio do Ministério da Saúde. Sobre o curso, Tânia comentou que uma abordagem integrada de comunicação e gestão é fundamental para a Vidas das Escolas - conceito orientado pela visão multifacetada das Escolas, pelo caráter dialético de suas funções, pela atenção às demandas da sociedade e pela necessidade de construir novos olhares sobre o fenômeno educativo.

Em sua fala, Ana Furniel apresentou o site da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, lançado em janeiro deste ano. A página é um novo espaço tecnológico de compartilhamento, reformulado e totalmente desenvolvido pela equipe de analistas de Tecnologia de Informação da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP), que traz informações atualizadas sobre cursos, projetos, eventos, recursos de aprendizagem, agenda de encontros, notícias e também um ambiente para compartilhamentos, fóruns, depoimentos e discussões sobre temas afins entre as 42 escolas e centros formadores que compõem a Rede.

Ressaltou ainda a necessidade de adesão das instituições participantes para o pleno funcionamento do site e comentou que a próxima oficina da Rede, marcada para maio de 2012, tem como objetivo treinar os representantes de cada uma das Escolas e Centros Formadores para alimentarem o site com informações sobre encontros, reuniões e, principalmente, recursos de aprendizagem utilizados pelas instituições, diretamente no ambiente do portal. O objetivo deste novo site é promover a reflexão e o compartilhamento de experiências, visando ao fortalecimento das Escolas de Saúde Pública e à conformação, de fato, de uma rede, com ênfase nas estratégias de formação para o SUS, nos mecanismos de gestão de ensino da saúde pública de expressão nacional, na gestão do conhecimento e na incorporação de novas tecnologias de ensino.

Este encontro conta com a participação de 35 profissionais pertencentes às áreas de comunicação e gestão, representando 20 instituições distribuídas em todas as regiões do país. Esta unidade de aprendizagem, a terceira, conclui o projeto do curso. As outras duas aconteceram em agosto e novembro de 2011. De acordo com Rosa Maria, nesta unidade, serão apresentados particularmente temas como Inovação na gestão e comunicação na área pública; Gestão estratégica; e Plano de comunicação.

Além das coordenadoras, estão presentes neste encontro os professores do curso Paulo Roberto Motta (Ebap/FGV), Heloiza Dias da Silva (Embrapa) e Caio Marini (Fundação Dom Cabral/Instituto Publix). Segundo Rosa Maria, como produto desta oficina, será construído um documento de referência para as instituições participantes, na perspectiva de renovação do pensamento e da prática de uma nova governança em seu âmbito.

A coordenação do curso está a cargo de Tânia Celeste e Rosa Maria Souza, e seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento institucional das Escolas e Centros Formadores por meio de um processo de qualificação das áreas de Comunicação e Gestão Escolar, ampliando a capacidade de governo de cada instituição como agente ativo na implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, articulando-se com os Planos Estaduais de Educação Permanente, para assim produzir melhorias nos processos de Comunicação e Gestão Escolar, na intenção de responder demandas do sistema de saúde, ao mesmo tempo que se aprimoram os mecanismos de interlocução das Escolas com atores internos e externos, mediante a articulação entre a Gestão e a Comunicação, dentro de uma perspectiva dialógica.

Confira a programação em anexo.


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