Busca do site
menu

Mudanças Climáticas é tema do primeiro Ceensp de 2012

ícone facebook
Publicado em:24/02/2012

Iniciando as atividades do Centro de Estudos da ENSP em 2012, a Escola Nacional de Saúde Pública receberá o professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Eduardo Artaxo para a palestra Avanços científicos recentes na questão das mudanças climáticas globais. A atividade, sob a coordenação da pesquisadora Sandra Hacon, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa, será realizada especialmente em celebração ao Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. A palestra, que acontecerá no salão internacional da ENSP no dia 16 de março, às 14h, será aberta ao público, não necessita de inscrição prévia e será transmitida pelo Portal da Escola através do endereço  www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.

De acordo com a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela, o Centro de Estudos "transcende o conteúdo ensinado nas salas de aula, possibilitando uma programação dinâmica em paralelo às atividades cotidianas da Escola". O primeiro Ceensp de 2012 faz parte das atividades da semana de abertura do ano letivo da ENSP no mês de março. Segundo Margareth, no dia 16 de março, é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. "Penso ser interessante iniciarmos as atividades por esse tema, considerando a importância da Rio+20 e do engajamento da ENSP/Fiocruz nessa temática", afirmou. O objetivo do Ceensp é manter uma programação interessante para alunos, pesquisadores e demais interessados, com assuntos pungentes, relativos à cidadania, mais diretamente ligados ao campo da saúde pública.

Clique aqui e veja o currículo do professor da USP Paulo Eduardo Artaxo.

Mudanças Climáticas é tema do primeiro Ceensp de 2012

Ceensp em 2011

Com 19 encontros realizados em 2011, o Centro de Estudos da ENSP trouxe uma série de debates, como a proibição dos anorexígenos, a legalização do aborto ou a descriminalização das drogas, fazendo com que a Escola - uma instituição que valoriza a cidadania - mostrasse sua posição sobre temas polêmicos para a saúde pública e a sociedade brasileira.

As sessões realizadas abordaram os seguintes temas: Fatores da feminilização da Aids no Brasil; A efetividade e segurança dos anorexígenos; Os resultados da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária no Brasil AMS/IBGE (dados de 2009); Os conflitos da Mesa de Negociação do SUS; A necessidade da participação da sociedade no debate sobre a patente de medicamentos; A importância do Cartão SUS como uma ferramenta de modernização do sistema público de saúde brasileiro; Debate ético e moral sobre a questão do aborto, envolvendo profissionais de saúde e do sistema judiciário brasileiro; Debate sobre os conceitos de Cabanis e Flexner para a saúde pública; Os subsídios para uma nova política de drogas para o país; Os prós e contras da campanha de desarmamento voluntário no Brasil; e Os resultados da pesquisa sobre a Avaliação Nacional das Comissões Intergestores Bipartites.

Além disso, o Ceensp também promoveu um amplo debate sobre o controle do tabagismo no Brasil; uma série de encontros, em que foi debatida a edição especial brasileira de uma das mais influentes publicações médicas do mundo, a revista inglesa The Lancet, que, pela primeira vez, lançou um volume especial sobre a saúde dos brasileiros; a importância da 14ª CNS para o País; a relação entre o sistema de saúde e o sistema judicial brasileiro; a questão das terapias celulares do ponto de vista da regulação; o papel dos grandes eventos esportivos no Brasil e seus impactos para a sociedade; a relação entre o público e o privado no financiamento do SUS; e as dificuldades de implementação da Política Nacional de Atenção às Urgências.

Acesse a página especial do Ceensp no endereço www.ensp.fiocruz.br/ceensp e confira a cobertura de todos os Centros de Estudos realizados em 2011.

Fonte:
Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Mudanças Climáticas é tema do primeiro Ceensp de 2012