Oficina avalia segundo curso de gestores do SUS

Publicada em
 
 
 

Curso_ead_gestores_capa.jpgIniciada em abril de 2011 - com mais de 5 mil alunos formados em sua primeira etapa e perspectivas de atingir outros 7.500 gestores de diferentes níveis para o SUS -, a segunda edição do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS (CNQGS II), oferecido pela ENSP no nível de aperfeiçoamento, na modalidade a distância, promoverá sua primeira reunião anual de avaliação. O encontro acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro no Rio de Janeiro. Participam da oficina representantes de 14 estados brasileiros, coordenadores estaduais e pedagógicos do curso, além de um integrante dos tutores, dos alunos e dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) por estado. Também estarão presentes aos debates colaboradores da UNA-SUS, da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, da Coordenação Nacional do CNQGS e do EAD/ENSP. Tendo como eixo fundamental de discussão o balanço do desenvolvimento do curso, serão avaliados os vários aspectos políticos e pedagógicos de sua execução.

Segundo o pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP e integrante da Coordenação Nacional do CNQGS, Victor Grabois, na dimensão política da avaliação, serão analisados o desenvolvimento das relações das Escolas com as instâncias de gestão do SUS, o fortalecimento do aluno-equipe nos territórios, a regionalização e a introdução de inovações na gestão. Já nos aspectos pedagógicos, serão avaliados os resultados relacionados ao número de alunos formados, aproximadamente 3.300 alunos, que representam mais de 85% de participantes em relação ao total de alunos que começaram o curso em 14 estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Ceará, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Espírito Santo e Paraíba).

Também serão avaliados, nos aspectos pedagógicos, o ambiente virtual, a qualidade dos fóruns e o trabalho de mediação dos tutores. Na reunião, será lançado o projeto de avaliação dos impactos produzidos na gestão do SUS nos territórios onde o curso acontece, na percepção de gestores destes territórios, assim como em relação aos alunos, tutores e coordenadores, disse Victor. Este projeto está sendo desenvolvido por uma equipe de professores da Faculdade de Educação da Unicamp, em parceria com a Coordenação Nacional do CNQGS II e a equipe de Formação de Tutores do EAD. A II Reunião de Avaliação do CNQGS II, que contará com os 13 estados que encerram o curso em 2012, deverá acontecer em abril de 2012.

Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS (CNQGS)

O curso, idealizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS, referenciada na regionalização da atenção à saúde. A Coordenação Geral do CNQGS está a cargo da ENSP por intermédio dos pesquisadores do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) Walter Mendes, Roberta Gondim, Victor Grabois e Carmen Aprato.

Sua proposta surgiu a partir de uma demanda do capítulo da saúde do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui a capacitação da gestão na saúde e está sob responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), da ENSP e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde (Conass e Conasems). Ele é um curso com nível de aperfeiçoamento, sendo oferecido na modalidade a distância por meio do convênio da EAD/ENSP com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Nenhum comentário para "Oficina avalia segundo curso de gestores do SUS"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.