Lançado novo portal do Campus Virtual de Saúde Pública

Publicada em
 
 
 

Está no ar o novo portal 2.0 do Nodo Brasil do Campus Virtual de Saúde Pública. O espaço foi totalmente reformulado, apresentando novas funcionalidades, acesso facilitado para os recursos de aprendizagem, implementação dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme e, principalmente, reforçando as parcerias com a Rede de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública e com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O portal pode ser acessado pelo endereço http://brasil.campusvirtualsp.org/.

CVSP_2011_barra.jpgO Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP/Opas) é um ambiente para o desenvolvimento de cooperações interdisciplinares no campo da formação permanente. É também um espaço comunicacional e de aprendizagem resultado de uma parceria entre a Opas e alguns países das Américas que segue um modelo de gestão que opera na forma cooperativa e descentralizada, com a participação de instituições de ensino, serviços e de associações de técnicos e profissionais. O Nodo-Brasil é coordenado pela ENSP e oferece a possibilidade de várias instituições aportarem recursos, trabalharem em rede e integrarem esforços.

J_Paranagua_esq_cvsp_2011.jpgPara o consultor da Opas/OMS no Brasil, José Paranaguá, a publicação do novo Portal do CVSP/Opas representa um passo importante para a integração regional da área de saúde pública na América Latina. "Assim é possível intensificar o intercâmbio entre as experiências de formação de trabalhadores dos sistemas de saúde entre os países da região", afirmou.

A coordenadora do Nodo-Brasil CVSP, Ana Cristina da Matta Furniel (CCI/ENSP), explica que, com a utilização do CVSP pela Rede de Escolas de Saúde Pública, será possível a utilização de um repositório institucional para aporte de materiais, troca de experiências através das comunidades virtuais, oferta de cursos por meio da Plataforma Moodle, bem como a divulgação de notícias e eventos para toda a Rede Internacional do CVSP/Opas e para a internet como um todo.

A_Furniel_dir_cvsp_2011.jpg"Espera-se, com a entrada de várias escolas na Rede do CVSP, maior visibilidade de ações, intercâmbio de experiências e o compartilhamento de materiais didáticos, cursos e documentos. A ideia é fazer isso maximizando os recursos já existentes, ou seja: por que termos vários repositórios se podemos ter um de forma descentralizada?", justificou. O Portal para a Rede de Escolas será lançado em breve, completando assim, a integração entre os três projetos: CVSP UNA-SUS Rede de Escolas de Saúde Pública.

O Campus Virtual de Saúde Pública contou com uma atualização de seus nodos para a versão 7 do Drupal (gestor de conteúdo), com o compromisso de ficar à frente em avanços tecnológicos, com a participação ativa das equipes técnicas dos países para efetivar a migração dos sistemas, com melhorias extraordinárias, que permitem, tanto a usuários como a administradores, desfrutar de um ambiente amigável com maior desempenho. O Brasil cumpre com a determinação da Opas para mais essa atualização e avanço tecnológico.

Outra novidade do Portal é que, com a integração de repositórios, os onze países integrantes do projeto CVSP (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai) podem aproveitar os materiais didáticos dos cursos a distância da ENSP, que agora são de acesso livre e estão sendo colocados disponíveis através do repositório. O Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS foi o primeiro a disponibilizar seu conteúdo dessa forma.

É possível consultar também, no repositório público, os módulos para acessar os DeCS da Bireme desenvolvidos pela equipe de analistas de Tecnologia de Informação da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP). Os códigos estão direcionados para o Modelo Tecnológico da Rede do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP), que utiliza o gerenciador de conteúdo (Drupal) e o sistema de repositórios (CWIS). Entretanto, por ter sido desenvolvido na tecnologia livre PHP e Javascript, poderá ser adaptado para qualquer outro sistema.

R_Mendes_esq_cvsp_2011.jpgO compartilhamento dos códigos possibilitará a toda a Rede CVSP, e a outras na área da Saúde Pública, como a UNA-SUS, classificar seus conteúdos, promovendo a indexação e recuperação através do vocabulário DeCS. Um importante diferencial nessa inovação, ressaltado pela analista da CCI Rosane Mendes, uma das responsáveis pelo projeto junto com Ana Paula Mendonça, "é que esse desenvolvimento utiliza o WebService da Bireme, que fornece estabilidade no serviço e traz o benefício de diminuir a redundância de dados. Utilizamos esse mesmo escopo para criar um plugin que permite também a indexação de objetos de aprendizagem no repositório do CVSP-nodo Brasil".

Ressalta-se, ainda, a criação de um ambiente único para compartilhamento de conteúdo, experiência, aplicativos, notícias nas redes sociais e possibilidade de comentários. A rede social ganha visibilidade com a abertura de uma página do CVSP no Facebook e espera-se, com isso, não só agregar os participantes dos projetos parceiros, mas também incentivar a interação entre profissionais da saúde pública em vários países.

Nenhum comentário para "Lançado novo portal do Campus Virtual de Saúde Pública"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.