Lançada nova edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação

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Acaba de ser lançado o novo exemplar da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG). A edição mostra alguns avanços recentes, como a inclusão de artigos sobre a colaboração científica internacional, a adoção do sistema de avaliação dos artigos encomendados e a submissão da Revista ao processo de avaliação de periódicos da coleção SciELO. A expectativa é que as modificações ampliem o debate em torno da inserção internacional dos programas de pós-graduação e o aprimoramento dos critérios científicos adotados.

Nove artigos são publicados neste número. O primeiro texto, de autoria de Eloir Schenkel et al., mostra a evolução da pós-graduação em Ciências Farmacêuticas enfatizando a importância do sistema de avaliação implantado em meados da década de setenta. Dilvo Ristoff e Jaime Giolo assinam o segundo artigo sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior brasileira (Sinaes). O terceiro artigo, de Isabel Canto e Janet Hannah, tem como pano de fundo a parceria entre a Capes e o Conselho Britânico, mostrando que, apesar das dificuldades econômicas ainda imporem barreiras aos grupos de pesquisa envolvidos nesse tipo de parceria, a colaboração entre o Brasil e os países desenvolvidos avançou além da forma tradicional.

Brasilmar Ferreira Nunes, na seção Experiências, faz um exame bastante cuidadoso sobre a implantação do Acordo Capes/Cofecub em 1978, envolvendo pesquisadores brasileiros e franceses. Segundo o autor, essa modalidade de cooperação foi bastante eficiente no apoio à formação de pesquisadores de alto nível em todo o Brasil. O quinto artigo, de Alfredo Celso Fantini et al., debate a questão da interdisciplinaridade e as limitações do atual sistema de avaliação da Capes.

Na seção Debates, Oswaldo Hajime Yamamoto discute o desenvolvimento da pós-graduação, considerando as diversas atribuições dos acadêmicos. O sétimo artigo deste número, de Sheila Maria Doula e Renato Santos de Souza, faz parte de um projeto da área de Ciências Agrárias que tem por objetivo traçar um diagnóstico do setor ampliando assim o debate na área.

A oitava contribuição, de autoria de Ronir Raggio Luiz, apresenta uma proposta preliminar de avaliação da qualidade da produtividade acadêmica. Dando continuidade ao debate sobre o mestrado profissional, Renato Janine Ribeiro, Diretor de Avaliação da Capes, conclui este número da RBPG apontando as diferenças entre o mestrado profissional e a pós-graduação lato sensu.

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