Políticas públicas para mulheres e realidade local em debate

Publicada em
 
 
 

A Assessoria de Cooperação Social da ENSP realizará, em parceira com a Organização Mulheres de Atitude (OMS), na quinta-feira (18/8), a partir das 9 horas, no Centro de Referência da Juventude de Manguinhos, o Encontro de Mulheres e Políticas Públicas. A atividade pontua dois aspectos fundamentais da formulação de políticas públicas focadas na mulher: o fortalecimento da atuação das mulheres de Manguinhos a partir da realidade local e a possibilidade de compartilhamento das propostas com outras mulheres, em outros espaços de articulação, como as Conferências de Mulheres, e de gestão participativa, como o Conselho Gestor Intersetorial do Teias Escola Manguinhos e a Conferência Distrital de Saúde da área programática de Saúde AP3.1. O evento é aberto ao público e não é necessário inscrição prévia.

cartaz_mulher_final_dentro.jpgNa programação do Encontro está incluída a exibição de um vídeo sobre a participação da mulher na construção de políticas, além de dinâmicas de grupo que visam estimular as mulheres presentes no encontro a refletirem sobre sua realidade, levantando os problemas e múltiplos desafios a serem enfrentados. O debate contemplará temas que convergem para a Conferência Nacional, como a análise da realidade brasileira (social, econômica, política, cultural) e os desafios para a construção da igualdade de gênero na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres , e que contribuem para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras.

Além disso, na ocasião, será proposta a definição de temas prioritários para Manguinhos, a partir do II Plano de Políticas para as Mulheres e levando em consideração o processo de instituição do Conselho Gestor Intersetorial do Teias Escola Manguinhos, a Conferência Local de Saúde e a Conferência Distrital de Saúde, que acontecerá na tarde do mesmo dia, (18/8) no auditório internacional da ENSP.

Entre os eixos do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres a serem debatidos no encontro estão: autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social; saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; direito a terra, moradia digna e infraestrutura social nos meios rural e urbano, considerando as comunidades tradicionais; enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia; e enfrentamento das desigualdades geracionais que atingem as mulheres, com especial atenção às jovens e idosas.

O documento consolidado no Encontro de Mulheres e Políticas Públicas contribuirá com a construção de propostas de políticas públicas para o território e com o protagonismo das mulheres, na medida em que suas propostas forem pautadas pelos organismos promotores de políticas públicas para as mulheres. Essa plataforma, que deverá nortear as suas discussões, será levada pelas participantes para a Conferência Municipal das Mulheres do Rio de Janeiro e, posteriormente, para a III Conferência de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, a ser realizada entre os dias 7 e 9 de outubro de 2011, e para a III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece entre 12 e 15 de dezembro, em Brasília.

As inscrições para a III Conferência Municipal das Mulheres da Cidade do Rio de Janeiro encontram-se abertas até o dia 24 de agosto, e sua realização acontecerá entre os dias 3 e 4 de setembro de 2011, com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público, para, em média, 500 mulheres, exclusivamente, moradoras do município do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas diretamente no site http://cepig.rio.rj.gov.br.

Serviço:

Local: Centro de Referência da Juventude CRJ Manguinhos: Av. Dom Helder Câmara 1.184, atrás da UPA de Manguinhos
Horário: Das 9 às 12 horas

Nenhum comentário para "Políticas públicas para mulheres e realidade local em debate"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.