Rio sedia instituto de governo em saúde da Unasul

Publicada em
 
 
 

isags_logo_g_capa_esq_2011.jpgApoiar os países da Unasul no fortalecimento das capacidades nacionais e regionais e no desenvolvimento adequado de recursos humanos é uma das diversas atribuições do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde. O Isags, que será lançado oficialmente no dia 25/7, é uma instituição internacional criada pelo Conselho Sul-Americano de Saúde (Unasul-Saúde) e está localizado no Rio de Janeiro. A cerimônia de inauguração, que acontecerá na Academia Nacional de Medicina (RJ) e será transmitida na internet pelo Canal Saúde/Fiocruz, reunirá ministros e vice-ministros da Saúde dos 12 países-membro da Unasul, além do futuro diretor-executivo da Isags, José Gomes Temporão, e do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, responsável pela Secretaria Executiva da Rede de Escolas de Saúde Pública da América do Sul, que também integra a Unasul.

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) é formada pelos 12 países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela) e tem como objetivo construir, de maneira participativa e consensual, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico, político e de saúde entre os povos.

A criação do Isags visa promover o intercâmbio, a reflexão crítica, a gestão do conhecimento e a geração de inovações no campo da política e governança da saúde, colocando à disposição dos Ministérios da Saúde da América do Sul as melhores praticas e evidências para qualificar a administração no setor. No mesmo dia da cerimônia de inauguração, será lançado oficialmente o Portal do Isags, que poderá ser acessado através do endereço www.isags-unasursalud.org.

Nos quatro dias seguintes à inauguração (26 a 29/7), especialistas dos 12 países integrantes da Unasul participarão da oficina em que será discutido o tema Sistemas de Saúde da América do Sul: desafios para a universalidade, integralidade e equidade. Neste encontro, estará em debate o mais completo perfil, feito até agora, sobre a saúde na Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O workshop pretende estabelecer a troca de conhecimentos e a reflexão sistemática sobre os sistemas de saúde de cada um dos países-membro da Unasul, com a identificação de pontos fortes e de debilidades, de forma a que permita o desenvolvimento de linhas de cooperação e trabalho para o Isags.

O que é o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde

O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) é uma entidade intergovernamental, de caráter público, integrante do Conselho de Saúde Sul-Americano da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Foi criado pelo Conselho Chefes de Estado e de Governo da Unasul, por proposta do Conselho de Saúde Sul-Americano, reunido em Cuenca, Equador, em abril de 2010.

O Isags tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de lideranças de sistemas, serviços, organizações e programas em áreas da saúde, bem como prestar apoio técnico às instituições de governo do setor saúde. Suas atividades serão desenvolvidas em articulação com os Ministérios da Saúde da Unasul. O instituto conta com um conselho formado pelos coordenadores dos Grupos Técnicos da Unasul-Saúde e pelos coordenadores das Redes de Instituições Estruturantes da Unasul: Rede de Institutos Nacionais de Saúde (Rins); Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp); Rede de Escolas Técnicas de Saúde (Rets-Unasul); Rede de Oficinas de Relações Internacionais em Saúde (Oris) e Rede de Institutos Nacionais de Câncer (Rinc).

O seminário acontecerá no 7º andar da Academia Nacional de Medicina, localizada na Avenida General Justo 365, Centro/RJ. O Isags ficará na Av. Nilo Peçanha 38/5º andar.

ENSP é responsável pela Secretaria Executiva da Rede das Escolas Nacionais de Saúde Pública

Entre os dias 30 de março e 1º de abril, aconteceu, em Assunção (Paraguai), uma reunião com representantes de seis escolas de saúde pública (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai) dos 12 países da Unasul Saúde. O diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, representou o Brasil nesse encontro, e foi eleito para coordenar a Secretaria Executiva da Rede das Escolas Nacionais de Saúde Pública. A RESP Unasul propõe-se a articular-se diretamente com as políticas nacionais de saúde dos países membros, constituindo um espaço de integração para a produção de novas tecnologias que contribuam diretamente para o aprimoramento dos sistemas de saúde da região.

Como primeira ação da Rede, está sendo feito um levantamento sul-americano da capacidade instalada no campo da formação em saúde pública nos países. Isso para que, ao final do ano, seja elaborado um plano quinquenal pronto, de forma a promover o intercâmbio e melhorar essa área.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Isags)

Nenhum comentário para "Rio sedia instituto de governo em saúde da Unasul"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.