Workshop começa a definir integração ENSP/UNA-SUS

Publicada em
 
 
 

Equipes da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e da Coordenação Técnica da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) estiveram reunidos na Escola, no dia 13/7, para uma oficina de trabalho com o objetivo de discutir etapas para a integração de alguns de seus projetos de tecnologia e definir uma agenda comum. Além de suas atividades em ensino e pesquisa, a ENSP também é responsável por projetos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, e de Educação a Distância.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, que ressaltou a importância de se compartilhar experiências e definir estratégias juntos, pois tanto a Escola como a UNA-SUS trabalham para a formação de profissionais para o SUS. O diretor lembrou, ainda, que o decreto presidencial 7385/2010 definiu a Secretaria Executiva da UNA-SUS na Fiocruz. Por isso, o encontro fez parte de um plano de trabalho comum.

unasus_workshop_centro_01_2011.jpgEm seguida, a equipe técnica passou às apresentações dos vários projetos que envolvem as instituições parceiras. A primeira exposição foi feita pela coordenadora de Comunicação da ENSP e do nodo Brasil do Campus Virtual de Saúde Pública, Ana Furniel, e pela analista de sistemas da CCI Ana Paula Mendonça, que também integra a equipe do CVSP. Elas abordaram os recentes avanços do projeto CVSP, a integração com as demais Escolas da Rede de Escolas e Centros formadores em Saúde Pública, além de uma agenda de trabalho, que envolve também pontos de interseção com a UNA-SUS.

Em seguida, a analista Rosane Mendes (CCI/CVSP) apresentou uma proposta de integração dos repositórios digitais ENSP/UNA-SUS/CVSP. O tema foi também abordado pela equipe técnica da UNA-SUS, com as apresentações do coordenador técnico Vinícius de Oliveira e Fernanda Monteiro, que expuseram ainda o Acervo UNA-SUS.

Outro ponto da pauta foi a Plataforma Arouca, sistema integrado que concentra as informações sobre o histórico escolar e currículo dos profissionais de saúde. A apresentação foi feita por Ricardo Zargo e Onivaldo Junior, da equipe UNA-SUS. A ideia é que a ENSP comece a integrar suas bases para que as informações de seus alunos estejam dentro da Plataforma Arouca. Tivemos, ainda, as apresentações de Lina Barreto, Eduardo Xavier e Alessandra Dhamer sobre a produção de material didático de EAD na Plataforma moodle e a gestão desta produção, destacou Ana Furniel.

unasus_workshop_centro_02_2011.jpgEntre os encaminhamentos da Oficina, ficou decidido a criação de três grupos de trabalho, que estarão dentro de um fórum virtual e que terão como tarefa tratar das diferentes formas de integração entre os projetos e definir um cronograma de trabalho. Os grupos criados foram: GT1 - Repositórios Digitais; GT2 - Gestão Acadêmica e Plataforma Arouca; GT3 - Busca integrada nos Portais e DECs. Além disso, os integrantes da ENSP que irão tratar da integração com a Plataforma Moodle de cursos irão se colocar no GT criado pela UNA-SUS com as Universidades parceiras.

Por fim, os participantes da oficina agendaram um novo encontro entre as equipes para tratar mais especificamente sobre produção de materiais e recursos educacionais. Foi marcada uma web-conferência para o dia 15/08 para acompanhamento e avaliação das diretrizes discutidas nos grupos de trabalho.

Nenhum comentário para "Workshop começa a definir integração ENSP/UNA-SUS"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.