Produção e disseminação do conhecimento em debate

Publicada em
 
 
 

Nesta terça-feira (5/7), a ENSP vai sediar mais uma edição do Seminário Direito e Saúde, promovido pelo Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs). Serão dois dias de encontro (5 e 6 de julho), divididos em quatro mesas, que abordarão a Construção do Conhecimento e Agir Político. A conferência de abertura será ministrada pelo diretor do Programa Latino-Americano de Educação a Distância em Ciências Sociais, Atilio Alberto Boron, às 9 horas, no auditório térreo da ENSP.

direito_saude_seminario.jpg
O ano de 2011 marca a décima edição do Seminário Nacional e a sexta do Seminário Internacional Direito e Saúde. De acordo com a coordenadora do Dihs, Maria Helena Barros, a realização de um seminário durante dez anos ininterruptos é um marco para o campo direito e saúde. Ela também exaltou as parcerias internacionais com a Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, e o o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).

É importante ressaltar nossos convênios com a Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), com a Ordem dos Advogados (OAB) e com nossos parceiros internacionais. Como coordenadora do Dihs, me sinto satisfeita porque estamos alcançando um dos nossos objetivos, que é a disseminação do campo direito e saúde. Hoje em dia, conforme diz o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a fundação como um todo está inserida nesse tema.

Toda relação social produz conhecimento

As mesas do seminário irão discutir não só a importância de produzir, mas também de disserminar o conhecimento. De acordo com a coordenadora do Dihs, os meios pelos quais o conhecimento e a ciência são discutidos no Brasil e os critérios utilizados pela academia para legitimá-lo podem trazer alguns questionamentos. A produção do conhecimento está submetida a uma correlação de forças e formas de organização. Algumas atividades da academia deveriam ser mais reconhecidas e valorizadas. Como diz o professor Boaventura, toda relação social produz conhecimento.

livro_mhelena_fadel.jpgO evento também apresentará livro Produção do Conhecimento e Ação Política, fruto da parceria entre as duas instituições. A publicação é organizada pelo professor do CES João Arriscado Nunes e pela coordenadora do Dihs, Maria Helena Barros, e terá 16 capítulos. O primeiro traz a palestra proferida pelo sociólogo e diretor do CES, Boaventura Souza Santos, na abertura do seminário de 2010, em que abordou a metáfora do sofrimento e exclusão dos povos. Além disso, haverá o lançamento do livro Saúde Trabalho e Direito: uma trajetória crítica e a crítica de uma trajetória, organizado pelos pesquisadores Luiz Carlos Fadel e Maria Helena Barros.

Serão emitidos certificados para o evento, e haverá contagem de 16 horas de estágio OAB para alunos de Direito. Confira os dias, horários e palestrantes do VI Seminário Internacional Direito e Saúde e X Seminário Nacional Direito e Saúde.

Terça-feira (5/7)

10h às 12h - Mesa: Construção do Conhecimento e Agir Político.
Palestrante:
Atilio Alberto Boron, diretor do Programa Latinoamericano de Educación a Distância en Ciências Sociales.
Coordenação: Dr. Colin Crawford, Tulane University

14h às 17h - Mesa: Conhecimento e Ideologia nas Políticas Públicas
Palestrantes:
Wanderley Pignati , professor da UFMT e Fernanda Giannasi , auditora do Ministério do Trabalho (SP)
Coordenação: Dinair Leal da Hora, Ipec/Fiocruz

Quarta-feira (6/7)

9h às 12h Mesa: Conhecimento e Legitimidade
Palestrantes:
Luis David Castiel Pesquisador da ENSP/Fiocruz, Gilberto Bercovici, Professor da USP; e Rita Serra, pesquisadora do CES
Coordenação: Cristina Guimarães, ICICT/Fiocruz

14h às 16h00 Mesa: Conhecimento e Ação Emancipatória.

Palestrantes:
Paulo Duarte de Carvalho Amarante, pesquisador ENSP/Fiocruz; Fernando Telles, pesquisador ENSP/Fiocruz; e Tatiana Moura, pesquisadora do CES.
Coordenação: João Arriscado Nunes, CES

16h30 - Lançamento do Livro Construção do Conhecimento e Agir Político

Nenhum comentário para "Produção e disseminação do conhecimento em debate"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.