Reunião discute estratégias e ações para Campus Virtual

Publicada em
 
 
 

O Workshop Webmasters Nodos CVSP-Países reuniu, no Panamá, no final de junho, os responsáveis técnicos pelos portais de cada país da rede do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP). O objetivo do encontro foi analisar os avanços e dificuldades dos países em seus portais, incorporação de novas ferramentas tecnológicas, capacitação na administração e gestão de seus conteúdos, publicação de recursos educacionais por parte das instituições, bem como avaliar a utilização de aulas virtuais através da ferramenta de webconference fornecida pela OPS (Elluminate). O Nodo-Brasil do CVSP é coordenado pela ENSP, que foi representada pelas analistas da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) Ana Paula Mendonça e Rosane Mendes.

A Oficina teve seu início com a apresentação do coordenador regional do Campus Virtual em Saúde Pública/Opas, José Baudilio Jardines Méndez, que ressaltou alguns pontos de destaque discutidos no 50º Conselho Diretivo - 62ª Sessão do Comitê Regional, realizado no final de 2010 em Washington, D.C., com o intuito de discutir e pactuar algumas ações para a formulação da "Estratégia para o desenvolvimento de competências dos profissionais de saúde nos sistemas de saúde baseados na Atenção Primária à Saúde", e destacou o Campus Virtual de Saúde Pública/CVSP como a principal linha de ação da Organização Pan-Americana de Saúde, que promove e apoia os países da região no desenvolvimento de políticas, no desenho de sistemas de educação permanente e de redes de aprendizagem.

J_Jardines_CVSP_centro_2011.jpgDurante o evento, discutiu-se também um Planejamento 2011-2015 para o projeto CVSP/Opas considerando-se a sustentabilidade e qualidade das iniciativas, que terão como principais ações identificar boas práticas docentes e recursos educativos e processos educativos que respondam às estratégias nacionais.

Todos os países apresentaram suas experiências ressaltando os pontos positivos, negativos e expectativas para o futuro do CVSP. O Brasil apresentou o levantamento sobre a infraestrutura tecnológica e necessidades de cada Escola que participa da rede, realizado com as Escolas de Saúde Pública da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública para integração dessas instituições no CVSP. A partir desse levantamento, será possível disponibilizar materiais on-line de todos os participantes.

A apresentação brasileira destacou como pontos positivos a integração dos Descritores das Ciências da Saúde DECs (DECs) no Portal CVSP para classificação e recuperação de seu conteúdo, que desenvolveu um módulo para esse compartilhamento, a política de acesso livre adotada na ENSP, possibilitando a disponibilização do material do EAD no Portal do CVSP e o início da parceria com as demais Escolas de Saúde Pública no CVSP.

Nenhum comentário para "Reunião discute estratégias e ações para Campus Virtual"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.