HTAi Brasil traz renovação de participantes em ATS

Publicada em
 
 
 

HTAi_encerra_centro_laura_2011.jpgApós três dias de debates, mais de 800 trabalhos científicos apresentados e mil participantes de quase 50 países, a Conferência Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (HTAi 2011), que aconteceu de 27 a 29 de junho no Rio de Janeiro, chegou ao fim. A presidente da Sociedade Health Technology Assessment International (HTAi), Laura Sampietro-Colom, afirmou, durante a plenária de encerramento, que é fundamental que os gestores sejam educados sobre como usar a avalição das tecnologias em saúde (ATS) de forma eficiente, para que as decisões sejam tomadas com transparência. Destacou também que o congresso no Brasil mostrou um grande interesse dos jovens na área, revelando assim uma crescente compreensão da importância da ATS no mundo. Confira, na galeria de fotos, as imagens do HTAi 2011.

O representante da Anvisa e um dos coordenadores do comitê local do congresso, Alexandre Lemgruber, destacou, também na plenária final, que uma das coisas mais perversas no mundo atual é a falta de controle dos preços dos medicamentos no mundo. Os países mais ricos praticam preços menores na compra de medicamentos do que os países em desenvolvimento ou pobres. Isso impede um mundo mais justo. Temos que buscar esse controle de preços utilizando as ferramentas que a ATS apresenta, para que possamos tomar as melhores decisões, afirmou.

HTAi_encerra_centro_lemgruber_2011.jpgA conferência mostrou ainda como as ferramentas de ATS podem ser utilizadas para melhorar os padrões de atendimento nos sistemas de saúde, na colaboração da incorporação de novas tecnológias, principalmente nos países da América Latina, ou para auxiliar as decisões judiciais nas demandas da saúde. Outro ponto bastante explorado nos debates foi a ampliação da colaboração internacional visando maior treinamento e capacitação em recursos humanos na ATS.

Ao final do congresso, além da distribuição dos prêmios para os melhores trabalhos na modalidade pôster, paper de aluno e melhor artigo publicado para a área, foi apresentada a edição 2012 do evento, que acontecerá na cidade de Bilbao, na Espanha, com o tema Integrated Care for a Patient-Centered System.

Confira, abaixo, uma galeria de fotos do HTAi 2011.

Nenhum comentário para "HTAi Brasil traz renovação de participantes em ATS"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.